Foi lançada a Campanha Diadesol 2023 na sede da ABES-SP

Durante o evento foi anunciada a abertura das inscrições para os concursos de desenho infantil e vídeo amador, com o tema “Resíduos nas águas dos mares


Foi lançada nesta quarta-feira, 31 de maio, a Campanha Diadesol 2023, na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP), em São Paulo, com transmissão ao vivo por seu canal no YouTube. Promovida pela ABES-SP, por meio de sua Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, a iniciativa tem como objetivos incentivar as escolas, seus alunos e familiares a refletirem sobre as questões dos resíduos sólidos e seus impactos no meio ambiente e na saúde, e estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na ocasião, foi anunciada a abertura das inscrições para os Concursos de Desenho Infantil e Vídeo Amador, que nesta edição traz como tema os “Resíduos nas águas dos mares, rios, lagos e córregos: o que eu tenho a ver com isso?”. Para os trabalhos do concurso de desenho infantil, que está em sua 12ª edição, podem participar estudantes de escolas públicas e privadas; e para os de vídeo amador, em sua 16ª edição, serão aceitos projetos de estudantes e público em geral. As inscrições vão até o dia 12 de outubro e podem ser feitas no site da ABES-SP acessando este link.

Cerimônia de abertura

Luiz Pladevall, presidente da ABES-SP, abriu os trabalhos e ressaltou a satisfação em reunir o público e entidades parceiras para o lançamento de mais uma edição da Campanha Diadesol pela entidade, em sua sede, na capital paulista. Pladevall destacou que esta é a 16ª edição do Dia Interamericano de Limpeza e Cidadania, também conhecido como Diadesol das Américas, que é promovido na ABES-SP desde 2006. “A participação dos alunos é muito importante”, ressaltou o presidente, destacando que este ano o evento oficial do Diadesol será realizado no dia 23 de novembro.

Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da entidade, agradeceu a parceria com a AIDIS e enfatizou a importância do projeto para as entidades. “A cada ano a ABES-SP renova o reforço sobre a importância dessa campanha e queremos que todos participem efetivamente. Estamos à disposição de todos para engajar nessa campanha que visa vencer os desafios dos resíduos sólidos em todos os níveis da sociedade”, ressaltou.

Segundo Rosane, esta edição conta com uma grande novidade: as atividades das escolas, clubes, centros culturais ou comunidades relacionadas aos resíduos sólidos podem fazer parte da campanha, através de uma oficina educativa, coleta seletiva ou palestra. “Se você vai realizar uma atividade com o tema `resíduos sólidos´, em qualquer lugar do Brasil, envie uma breve descrição da atividade com data, horário e local de realização para ser integrada à programação da Campanha Diadesol 2023, da ABES-SP”, convidou a coordenadora (veja abaixo).

Na sequência, Cristina Vallejo, representante da AIDIS, diretamente do Equador, participou da abertura, agradecendo a todos e ressaltando a satisfação em participar de mais uma edição da campanha junto com a ABES-SP. “Estamos completando, agora em 2023, 21 anos de realização desta importante iniciativa”, informou, contando o histórico de como surgiu a iniciativa e resultados alcançados até o momento.

Também no formato virtual, o secretário das Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo, Enrico Misasi, integrou a abertura, agradecendo à ABES-SP pelo convite para participar do Diadesol este ano. “Para nós, é importante participar junto com vocês e desejamos, a partir desta campanha, aprofundar e estender este tipo de cooperação com a entidade”, disse.

O secretário manifestou ainda o apoio da Prefeitura de São Paulo a esta iniciativa e a todas as outras que digam respeito à educação ambiental e aos resíduos sólidos. “É uma temática que traz desafios no mundo inteiro e uma cidade, como São Paulo, com 12,5 milhões de habitantes que produzem milhares de toneladas de resíduos anuais, este é um tema de primeira grandeza e que está no horizonte de preocupação de todos da prefeitura. Só conseguiremos atingir os objetivos com educação ambiental e engajamento das pessoas, com consciência cidadã de que todos nós somos responsáveis pelo bem comum. Portanto, contem com a prefeitura de São Paulo em campanhas deste tipo”, pontuou.

O evento prosseguiu com coordenação de Uladyr Ormindo Nayme, presidente da Asec/Cetesb, e contou com apresentações de Norian Segatto, da comissão organizadora estadual do concurso, representando a Comissão da ABES-SP; João Malavolta, coordenador e Idealizador do Projeto Ecosurf; Everton de Oliveira, o Professor Água, diretor do Instituto Água Sustentável; Fabio Severo, da ABES-SP e voluntário da Sabesp; e Delaine Romano, coordenadora Adjunta da CTRS da ABES-SP e coordenadora do Diadesol.

Atividades de outras organizações podem integrar a Agenda Diadesol

Governos, escolas, clubes, centros culturais e comunidades de todos os estados do Brasil têm a oportunidade de se envolver na Campanha DIADESOL e contribuir para a conscientização sobre resíduos sólidos. Queremos que sua atividade faça parte dessa iniciativa, que promove a importância da gestão adequada dos resíduos.

Se você está planejando realizar uma atividade relacionada aos resíduos sólidos, como uma oficina educativa, coleta seletiva ou palestra, temos o prazer de convidá-lo a enviar uma breve descrição do evento, incluindo data, horário e local de realização (cidade e estado). Essas informações serão integradas à programação oficial da Campanha DIADESOL 2023, organizada pela ABES-SP.

Após a realização da atividade, incentivamos que você envie uma foto para que possamos divulgá-la por meio dos canais da ABES-SP, ajudando a disseminar os esforços de conscientização sobre resíduos sólidos.

Para enviar as informações sobre sua atividade e a foto correspondente, por favor, encaminhe um e-mail para camaras1@abes-sp.org.br

Agradecemos antecipadamente por seu envolvimento na Campanha DIADESOL. Juntos, podemos fazer a diferença na promoção de práticas sustentáveis e no cuidado com o meio ambiente.

Publicidade