Tupy investe em projetos e iniciativas para o tratamento e reaproveitamento da água

O setor industrial tem avançado nas discussões sobre o uso de recursos hídricos


A multinacional catarinense Tupy investe em projetos e iniciativas para o tratamento e reaproveitamento da água, utilizada em seus processos fabris. Em 2022, foram investidos aproximadamente R$ 76 milhões, visando à implementação de tecnologias para promover a melhoria da qualidade do ar, do solo e das águas superficiais e subterrâneas, bem como a maior recirculação de efluentes em nossos processos.  Com isso, a Empresa deixou de utilizar cerca de 1 bilhão de litros de água potável no ano, contribuindo para a conservação deste recurso e para a redução da geração de efluentes

O setor industrial tem avançado nas discussões sobre o uso de recursos hídricos. Afinal, segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria), as indústrias consomem 10% da água captada para uso no Brasil. 

Dentro da Companhia são fundamentais as dez Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) industriais e sanitários que suas plantas fabris possuem. Em Aveiro, Portugal, por exemplo, 98% dos efluentes dos processos industriais e sanitários são tratados e retornam para os processos. No Brasil, em Joinville/SC (sede da Companhia) e em Betim/MG, esse percentual sobe para 100%, onde os efluentes são reutilizados de diversas formas: torre de resfriamento, resfriamento de escória e da estrutura do forno, sistemas de controle de emissão atmosférica, preparação de insumos da usinagem, além de processos químicos de enxágue.  

Mais detalhes sobre os processos de sustentabilidade da Tupy, você confere no Relatório de Sustentabilidade 2022.  

 Eliane Dalpizol <eliane.dalpizol@edelman.com>

Publicidade