JundiaíShopping larga na frente com sua Estação Produtora de Água de Reúso
MR Comunicação -
Água proveniente do tratamento realizado na Estação Produtora de Água de Reuso é utilizada para rega de jardim, lavagem das docas e outros fins
O JundiaíShopping, empreendimento do grupo Multiplan em Jundiaí, trabalha alinhado às práticas ESG e desde sua inauguração adota comportamentos responsáveis que combatem a deterioração do meio ambiente e, assim, previnem o colapso dos recursos naturais. E quando o assunto é água, o shopping larga na frente com sua Estação Produtora de Água de Reuso (EPAR), implantada em 2017 e localizada em uma das áreas técnicas. Apenas em 2022, foram tratados 23,2 milhões de litros de esgoto, gerando em média 1,93 milhões de litros de água de reuso por mês, o suficiente para atender cerca de 40% do consumo do empreendimento.
Toda água de reuso utilizada pelo empreendimento e suas operações passa por um processo de tratamento rigoroso. A Estação Produtora de Água de Reuso, que tem capacidade para tratar até 3 mil m³ de efluentes por mês, utiliza o sistema de lodos ativados seguido de membranas de ultrafiltração. O resultado é uma água límpida e isenta de sólidos. Para garantir sua qualidade até os pontos de uso, passando por tubulações e reservatórios, é realizada ainda a desinfecção com cloro. Por fim, para diferenciá-la da água potável e torná-la esteticamente agradável aos usos a que se destina, é adicionado corante azul, constituindo a água de reuso.
Com essa tecnologia, em 2021 foram tratados 15,65 milhões de litros de efluentes. Já em 2022, foram contabilizados 23,2 milhões de litros, o que representa aproximadamente 1,93 milhões de litros de esgoto coletados e tratados por mês. E a expectativa é superar este número em 2023.
A água proveniente neste tratamento é utilizada para rega de jardim, lavagem das docas, vasos sanitários e nas torres de resfriamento do sistema de ar-condicionado. Essa iniciativa permitiu reduzir o consumo de água proveniente da concessionária local e melhorar a eficiência do empreendimento, uma vez que a água de reuso representa aproximadamente 40% do consumo do shopping. Com esse mesmo objetivo de redução de consumo, nos banheiros as torneiras contam com sistema de redução de vasão de água.
Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que o empreendimento, que completou 10 anos em 2022, já nasceu com um olhar estratégico para o futuro, por isso tem entre seus propósitos realizar ações em prol da sociedade e, também, do meio ambiente. “A nossa estação de tratamento é uma das iniciativas que nos enchem de orgulho. A cada ano vemos a quantidade tratada de esgoto aumentar e, consequentemente, o consumo de água da concessionária é menor”, pontua.
Outras iniciativas – Bloj destaca ainda que o shopping possui diversas ações que em prol da sustentabilidade. Uma delas diz respeito ao destino correto dos resíduos gerados pelo empreendimento e suas operações, incluindo lâmpadas, lixo tecnológico e óleo de cozinha. Todo esse material é organizado no centro de triagem localizado no próprio shopping e sai pronto para receber a destinação adequada dada por empresas especializadas da região. Apenas em 2022, foram tratadas 188,6 toneladas de papelão, 5,5 mil kg de plástico, 637 kg de alumínio, 1,2 mil kg de papel toalha, entre outros resíduos.
Visando a economia de energia elétrica e, consequentemente, recursos hídricos, entre os anos de 2015 e 2016 o JundiaíShopping realizou a troca de suas mais de 3 mil lâmpadas internas por lâmpadas com tecnologia LED, gerando uma economia de aproximadamente 65% em relação às lâmpadas convencionais. A previsão é que ao longo de 2023 seja realizada também as trocas das lâmpadas externas, que atualmente giram em torno de 220 unidades. “Vale destacar que desde outubro de 2021 estão disponíveis dois pontos exclusivos para recarregamento gratuito de carros elétricos e híbridos”, completa Bloj.
O superintendente enfatiza que nessa primeira década de operação, o JundiaíShopping manteve seu compromisso com a responsabilidade social e com o meio ambiente. “E ainda há muito a ser feito nos próximos anos, direcionando as ações de forma a refletir e fortalecer os valores Multiplan”, finaliza.
Monise Radau | MR Comunicação
Gestão de Assessoria de Imprensa e Conteúdo
(11) 2449-4918 / (11) 2449-4917
www.mrcomunica.com.br
www.facebook.com/mrcomunicacaoestrategica
instagram.com/mr_comunicacao