Schneider Electric fortalece seu compromisso com a sustentabilidade e reduz a poluição do uso de plástico
RPMA Comunicação -
Schneider Electric reforça a necessidade de alterar a forma como fabricamos, usamos e eliminamos o plástico
A Schneider Electric, líder na transformação digital de gerenciamento de energia e sustentabilidade, na semana do Meio Ambiente, fortalece seu compromisso com a sustentabilidade por meio de ações efetivas para redução da poluição do uso de plástico.
A poluição plástica é um dos impactos mais devastadores nos ecossistemas, na vida selvagem, na saúde e bem-estar dos humanos e na economia global. O plástico é um material durável e versátil, mas a sua produção em massa e uso generalizado resultaram em sérios problemas ambientais.
O estudo "Breaking the Plastic Wave", da Pew Charitable Trusts e SYSTEMIQ, reforça a urgência de implementar medidas drásticas para impedir o aumento da quantidade de plástico nos oceanos até 2050. Também, demonstrou que mais de 800 espécies da população marinha são afetadas por plásticos.
Outro fato, é que a produção de plástico requer o uso intensivo de energia e recursos não renováveis, contribuindo para as emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global. Quando é descartado e não é devidamente gerenciado, ele pode liberar metano e etileno, que também são potentes gases de efeito estufa.
A Schneider Electric, que tem metas em relação ao clima, gerações, equidade, confiança e impacto local, também possui ações para mitigar os danos causados pelo uso insustentável de resíduos, como o uso de plásticos duráveis em seus produtos, que representam um risco menor para o ambiente. "Em nossa estratégia de sustentabilidade para 2025, comprometemo-nos a aumentar o conteúdo de materiais verdes nos nossos produtos para 50%, minimizando a quantidade de plásticos virgens que utilizamos", comenta Milena Rosa, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Schneider Electric Brasil.
Outra iniciativa, é a eliminação de plásticos de utilização única, chamados de vida curta. A companhia retirou os plásticos de utilização de brindes e mercadorias e já atingiu 45% da meta de garantir que 100% de suas embalagens primárias e secundárias sejam livres de plástico de uso único, usando papelão reciclado, até 2025.
"Se não forem tomadas medidas para alterar a forma como fabricamos, levamos, consumimos e eliminamos o plástico, prevê-se que a produção de plástico duplique nos próximos 20 anos e triplique até 2060, o que trará consequências catastróficas para o meio ambiente", conclui Milena.
Circularidade como ferramenta
Outro pilar importante na linha de produção da Schneider Electric é o EcoDesignWay™, um processo aplicado ao desenvolvimento de novos produtos, que permite as compensações corretas entre o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida deles, o que permite coordenar esforços ao longo da cadeia de valor.
Além disso, em 2008, foi lançado o programa Green Premium™, para oferecer, aos seus clientes, produtos mais sustentáveis e transparência nas informações ambientais. Inicialmente, os esforços do programa focaram no cumprimento das mais rígidas regulamentações ambientais e na transparência dos dados. Nos últimos anos, empenhos adicionais foram feitos para desenvolver um programa mais focado no cliente, ajudando-o a diferenciar melhor as ofertas com base em fortes propostas de valor ambiental.
Além de incorporar a transparência por meio de "Check a Product", a Schneider integrou novas proposições de valor de durabilidade. Por exemplo, os clientes que adquirirem uma das Fontes de Alimentação Ininterrupta (UPS) da APC têm acesso à reciclagem gratuita quando a bateria do produto chega ao fim de sua vida útil. Em 2021, este serviço recolheu cerca de 14.000 toneladas de baterias em todo o mundo para reciclagem.
Nesse sentido, também, há os serviços de manutenção, reparabilidade e circularidade, conhecidos como EcoCare & ECOFITTM, que ganham cada vez mais importância, por ajudar os clientes e aproveitarem o potencial da base instalada e prolonguem a durabilidade dos ativos com segurança, eficiência, monitoramento e suporte na devolução responsável após o fim da vida útil.
Maria Beatriz Santos <mariabeatriz.santos@rpmacomunicacao.com.br>