Soluções de IA possibilita o desenvolvimento de sistemas de monitoramento em barragens de usinas hidrelétricas
Página 1 Comunicação -
Lactec utiliza tecnologia inovadora em projetos para otimizar os resultados de empresas geradoras de energia
Cada vez mais a inteligência artificial (IA) tem um impacto significativo em vários setores, e no de energia não é diferente. Soluções baseadas em IA têm possibilitado odesenvolvimento de sistemas de monitoramento e identificação em barragens de usinas hidrelétricas, o que é crucial para a mitigação de riscos e melhor aproveitamento de recursos.
Inovação em monitoramento de macrófitas
O projeto de P&D "Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento de Macrófitas" é inovador e teve início em 2018, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Jupiá da Concessionária CTG-Brasil, localizada entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Pesquisadores do centro de pesquisa, tecnologia e inovação, Lactec, iniciaram esse projeto devido a um grande aumento no crescimento de plantas aquáticas, o quel estava afetando a geração de energia e, consequentemente, demandava uma solução de monitoramento.
Inicialmente, foi implantado um sistema de monitoramento baseado em imagens de satélite. Na etapa seguinte, foram integradas câmeras de alta resolução em locais estratégicos para acompanhar e identificar automaticamente a movimentação das macrófitas em tempo real. "A solução consistiu em utilizar imagens de satélite na primeira fase e, posteriormente, adicionar câmeras de alta resolução com a aplicação de algoritmos para identificação automática das plantas", explica Danielle Drago, coordenadora do projeto.
Dessa forma, o sistema desenvolvido é capaz de enviar alertas quando há crescimento e desprendimento das macrófitas, permitindo que a equipe local tome medidas para evitar que elas cheguem à usina.
Além disso, o sistema utiliza dados de vazão das usinas a montante, velocidade e direção do vento, bem como a classificação de áreas ocupadas por macrófitas extraídas das imagens de satélite. A partir dessas informações, busca-se realizar uma previsão da chegada dos blocos de macrófitas por meio de algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning), como destaca a pesquisadora.
Identificação de material lenhoso no Rio Madeira
O acúmulo de material lenhoso nas estruturas do barramento é um dos desafios enfrentados pela Usina Hidrelétrica Jirau, no Rio Madeira (Rondônia). O projeto “Identificação e quantificação de material lenhoso no Rio Madeira através de segmentação de imagens de drones utilizando redes neurais convolucionais”, contratado no âmbito do Programa P&D da Jirau Energia, realizado pelo Lactec, prevê o monitoramento contínuo da usina por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos.
A partir das imagens, o objetivo é identificar e quantificar de forma automática e contínua o material lenhoso transportado pelo Rio Madeira e que fica acumulado na estrutura do empreendimento. Essas informações são importantes para o funcionamento operacional da usina e gestão da geração de energia sem interrupção. Até o momento, o projeto conseguiu identificar 82,5% de material lenhoso com precisão.
Luiza Lafuente <luiza@pg1com.com>