Avanços e desafios do tratamento de água e esgoto no país
Seven PR -
Companhia catarinense traz em seus canais digitais o debate sobre a importância do tratamento de água e esgoto para o meio ambiente e seu impacto
Com o objetivo de promover conhecimento e conscientização sobre a importância do mercado de tratamento de água no Brasil, a Projesan Water & Co®, empresa especializada no segmento B2B, estreia em seu canal oficial no YouTube e também em suas redes sociais, uma série de entrevistas e conteúdos com especialistas e representantes de empresas e entidades sobre os avanços e desafios do tratamento de água e esgoto no país.
De acordo com o CEO da Projesan, Pedro Francisco, faz parte da estratégia de negócios da empresa promover iniciativas e compartilhamento de informações que permitam facilitar o acesso à água de qualidade para todos. "O nosso propósito é investir no desenvolvimento de soluções químicas que aumentam a eficiência e segurança no tratamento de águas industriais e municipais e, dessa forma, contribuir para melhorar a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente", comenta Pedro.
A primeira entrevista, já disponível na plataforma, contou com a participação do presidente-executivo da Abiclor - Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, Milton Rego. Durante a conversa, o especialista ressaltou o papel da indústria química no setor, cujo objetivo é tratar a água com segurança, inovação tecnológica e competitividade. "Hoje há 100 milhões de brasileiros sem acesso ao saneamento básico, e temos na indústria uma possibilidade de mudar este cenário e proporcionar que cada vez mais pessoas usufruam deste direito básico", pontua o Milton.
Já para a próxima entrevista, a Projesan convida a Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto. Em sua participação, a representante da entidade abordou como o Trata Brasil tem apoiado ações para levar água potável e o tratamento de esgoto para todas as regiões do país. "Acreditamos que a informação e o conhecimento são o caminho para o saneamento no Brasil", ressalta Luana.
Ainda segundo a Presidente Executiva do Instituto Trata Brasil, as empresas na indústria química têm papel importante não só na garantia de qualidade da água, mas também na universalização deste bem. “Queremos que as pessoas possam tomar água da torneira, e que isso não represente nenhum risco para a saúde da população”, ressaltou Luana.
Com a ausência de indicadores no setor de saneamento básico, o Instituto Trata Brasil foi criado em 2006. Por meio de dados e pesquisas, a entidade busca promover o avanço do setor de saneamento do Brasil. Hoje o instituto conta com 20 empresas associadas e uma equipe de especialistas que atua no levantamento de informações e correlaciona dados públicos sobre o impacto da falta de acesso ao saneamento básico na saúde e na economia do país.
O instituto realiza ainda estudos periódicos e disponibiliza um portal com o painel do saneamento do Brasil, com os indicadores de saneamento em cada região. Entre os embaixadores do Trata está o cartunista, empresário e escritor Maurício de Souza, sempre com o objetivo de conscientizar e levar o tema e a importância do saneamento para toda a sociedade. A íntegra da entrevista com a CEO do Instituto Trata Brasil poderá ser conferida no canal da Projesan no YouTube e nas redes sociais da empresa, a partir do dia 6 de junho.
A Projesan atua com empresas no setor de tratamento de água, papel e celulose e outras indústrias que tratam água em grande escala, entre elas estão a Sanepar e Aegea Saneamento. Com sede em Santa Catarina (SC), possui escritório em São Paulo e duas unidades fabris e localizados nas cidades de Gaspar (SC) e Capivari (SP).
Hoje, a empresa conta com mais de 140 colaboradores, logística com frota própria, dois laboratórios de P&D, além de ter alcançado reconhecimentos importantes no mercado, como a classificação em 2022 no Ranking EXAME de Negócios em expansão que elenca as empresas que mais cresceram no mercado.
Gabriel Ojea
gabriel.ojea@sevenpr.com.br