Foco em reduzir consumo de água e efluentes
Por Cristiane Rubim Edição Nº 72 - Abril/Maio de 2023 - Ano 12 -
Muita se fala em reduzir o consumo de água. Mas será que economizar água está sendo mesmo o foco do Brasil? Exceto algumas grandes empresas
Muita se fala em reduzir o consumo de água. Mas será que economizar água está sendo mesmo o foco do Brasil? Exceto algumas grandes empresas e empreendimentos e a tentativa de conscientização, o que se houve ainda é en passant. Que dirá falar em ações para reduzir efluentes ou esgotos. Porque os efluentes e os esgotos também são gerados a partir do consumo de água. É uma equação: redução do consumo da água diminui a geração de efluentes e esgotos, causadores de poluição. Por isso também a necessidade de tratamento dessa água para reúso ou para retornar limpa ao meio ambiente para refrear impactos ambientais.
24% menos efluentes
A Chem-Trend, empresa global fornecedora de especialidades químicas de processo, trabalha forte no foco de reduzir o consumo de água e, consequentemente, de efluentes. “Nosso processo não permite o reúso da água. Com a gestão sustentável da água, nos últimos dois anos, conseguimos reduzir 24% na geração de efluentes” – afirmam Everton Lourenço, gerente industrial sênior, e Diego Monteiro, gerente de tecnologia, ambos da Chem-Trend. Esta iniciativa da empresa atende ao compromisso com a sustentabilidade e a evolução da Agenda ESG, Governança Corporativa Ambiental e Social.
Devido ao receio da crise hídrica e da racionalização ser um gargalo para a produção industrial são realizados estudos constantes para viabilizar o reúso de água. “O incentivo a responsabilidades sustentáveis e práticas de ESG coloca em pauta o reúso da água nas indústrias. Além de importante para o meio ambiente, a reutilização da água na indústria traz grandes benefícios e economia às empresas” – enfatizam os gerentes.
Antes de iniciar a prática de reúso da água, ou concomitante a ela, a Chem-Trend considera de extrema importância que as indústrias verifiquem possibilidades de reduzir o consumo da água. “É vital melhorar os sistemas de monitoramento de consumo e racionalização do uso da energia e da água com processos e equipamentos mais eficientes para garantir a sustentabilidade e a competitividade dos negócios” – pontuam Lourenço e Monteiro.
Metas de redução
Para reduzir o consumo de água, a Chem-Trend mapeia os pontos de consumo e identifica entre eles os maiores consumidores e em que condições o consumo era maior. “Esse trabalho nos permitiu identificar pontos de perda” – apontam os gerentes.
A Chem-Trend considera essencial também estipular metas de redução de consumo. “Criamos uma cultura de conscientização entre os colaboradores da importância de economizar água, engajando os envolvidos e treinando-os em nossos principais processos que requerem o uso de água” – mencionam Lourenço e Monteiro.
A empresa realiza outras ações fundamentais:
• Investe em equipamentos mais modernos e eficientes;
• Aprimora metodologia para reduzir necessidade de setup entre diferentes produtos, ou seja, adota programação de produção mais elaborada para fabricar sequencialmente materiais compatíveis entre si;
• Otimiza o tamanho do lote de produção.