Gestão de resíduos é essencial para evitar ameaças ao meio ambiente e à saúde pública
FSB Comunicação -
Documento lançado nessa quarta-feira (14), em evento na FIBRA, estabelece requisitos aplicáveis a cadeia de gerenciamento de resíduos
A gestão de resíduos, desde a coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação e disposição final é essencial para evitar ameaças ao meio ambiente e à saúde pública. Em um País que só em 2022 produziu 81,8 milhões de toneladas de lixo e reciclou apenas 4%, reconhecer a importância desta atividade é fundamental.
Para auxiliar a cadeia envolvida no gerenciamento de resíduos com requisitos aplicáveis da geração a disposição final, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT lançou nessa quarta-feira (14), na Federação das Indústrias do Estado do Distrito Federal – FIBRA, a norma ABNT NBR 17100-1 - Gerenciamento de resíduos Parte 1: Requisitos gerais.
Participaram da cerimônia, o presidente da ABNT, Mário William Esper, o Presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, Antonio Gutemberg Gomes de Souza, Secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal e representante da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, entre outras autoridades.
“A ABNT NBR 17100-1 é mais uma iniciativa da ABNT para promover a conservação dos recursos naturais e proteção da saúde humana e do ecossistema, além de maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas do gerenciamento dos resíduos”, destacou o Presidente da ABNT, Mario William Esper.
Segundo ele, a ABNT possui um rico acervo normativo para contribuir com o gerenciamento de resíduos e desenvolvimento sustentável. “Estamos concluindo a revisão de outras normas de resíduos e vamos colocar à disposição da sociedade mais de 200 mil resíduos catalogados com seus ensaios e parâmetros conhecidos”, afirmou o dirigente.
A Norma foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa (CEE-246) tem previsão de conter as seguintes partes: Requisitos gerais; Rastreabilidade; Enquadramento no status de não resíduo; Requisitos para classificação como subproduto; Pontos de entrega voluntária, ecopontos e ecocentros; Resíduos da construção civil e Resíduos de eventos. O documento está disponível no ABNT Catalógo
Padrão ESG para referência do mercado
A ABNT lançou recentemente, a Prática Recomendada 2030 - Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações, que vem sendo utilizada como referência no mercado ao estabelecer parâmetros para a adoção e avaliação de critérios sociais, ambientais e de governança.
O documento também serviu como base para a criação do Programa de Verificação ESG, que avalia se sua empresa caminha para um modelo mais sustentável de gestão. Mais informações podem ser obtidas no site.
FSB Comunicação
Celso de Souza
celso.souza@fsb.com.br
Daniela Nogueira
daniela.nogueira@fsb.com.br