Fênix DTVM promoveu a retirada de mais de 14 toneladas de resíduos do Rio São Lourenço
VCRP Brasil -
A ação de limpeza da área foi realizada ao longo de duas semanas e tinha como principal objetivo causar um impacto significativo na região
Em mais uma ação de sustentabilidade, a Fênix DTVM promoveu a retirada de mais de 14 toneladas de resíduos do Rio São Lourenço, no entorno da Colônia Perigara, no município de Barão de Melgaço. A ação de limpeza faz parte do projeto “Vida que Flui”, idealizado para incentivar a preservação ambiental e o uso consciente de recursos ambientais.
A ação de limpeza da área foi realizada ao longo de duas semanas e tinha como principal objetivo causar um impacto significativo na região, não apenas no que diz respeito à limpeza em si, mas também à conscientização da população para a importância da proteção ambiental.
Com a iniciativa, a Fênix DTVM busca colaborar com o meio ambiente, além de contribuir para a redução da poluição ambiental e dos problemas ocasionados por ela, que afetam sistematicamente as famílias ribeirinhas, de acordo com Talita Galvão, gerente de ESG da empresa.
“Conseguimos retirar mais de 14 toneladas de resíduos recicláveis de dentro desses rios. Assim, conseguimos atingir nossa meta principal, que era a coleta, e também conscientizar as pessoas sobre a utilização responsável dos recursos naturais e a destinação correta dos resíduos que geramos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nas proximidades do rio e reduzindo riscos de contaminação e proliferação de doenças”, disse Talita.
A expectativa é de que o projeto seja um passo inicial para a movimentação dos agentes públicos em identificar os responsáveis pela poluição, notificá-los e evitar que o problema se repita. Já em âmbito corporativo, o projeto “Vida que Flui” quer engajar os stakeholders sobre a importância da preservação ambiental e da conservação da biodiversidade.
“A conservação dos nossos rios, da fauna e da flora e, principalmente, deste bioma único que é o Pantanal, depende de todos nós”, afirmou Talita Galvão.
Todos os resíduos recolhidos no rio foram destinados a uma cooperativa para a reciclagem e tratamento adequado. Essa é a segunda vez que o grupo FNX Participações, do qual a Fênix DTVM faz parte, realiza a limpeza de áreas ambientais.
Outras iniciativas ambientais
Em 2022, na Semana do Meio Ambiente, o grupo promoveu a limpeza do Porto Jofre, localizado no coração do Pantanal Mato-grossense. Foram coletadas oito toneladas de lixo durante os cinco dias de ação, que foi realizada através da parceria com o Instituto Somos do Minério e da ONG Panther.
Além disso, o Grupo FNX desenvolve diversas iniciativas sustentáveis em diferentes esferas de atuação, desde ações internas, até ações que envolvem a cadeia produtiva do ouro. Mais recentemente, o grupo adotou o consumo de energia solar em todas as suas unidades, a fim de fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade.
Todas as ações são pautadas nos pilares de Inovação Sustentável, Respeito às Pessoas, Ação Contra às Mudanças Climáticas, Governança Corporativa Responsável e Preservação Ambiental.
Felipe Gueller <felipe@vcrpbrasil.com>