ABES realiza encontro com o tema Gestão de Ativos suportando a estratégia de ESG
ABES -
Assunto aprofundado pelos especialistas Tico Monteiro e Carlos Schauff, nesta terça (27), em transmissão pelo canal da entidade do YouTube
O CNQA – Comitê Nacional da Qualidade ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) realizou, nesta terça-feira, 27 de junho, um encontro com o tema “Gestão de Ativos suportando a estratégia de ESG”. O webinar foi apresentado por Ana Malateaux, coordenadora adjunta do CNQA, que promove o PNQS – Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento.
O assunto foi abordado pelos especialistas Tico Monteiro, sênior em gestão de ativos e diretor da Monteiro Associados, e Carlos Schauff, consultor técnico do PNQS. O evento aconteceu no ABES Conecta, com transmissão pelo canal da ABES no YouTube, e teve como debatedor Josivan Cardoso, secretário geral do CNQA.
A apresentação de Tico Monteiro teve como foco trazer insights para o trabalho no saneamento no que diz respeito à gestão de ativos – atividades coordenadas de uma organização para obter valor a partir dos ativos – e estratégia de ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, em português: Ambiental, Social e Governança). “Queremos falar a da gestão de ativos contribuindo com a visão mundial do ESG”, disse Tico. Neste sentido, trouxe a questão sobre como gerar valor e suportar a estratégia de implementação da cultura de ESG por meio da gestão de ativos físicos.
O palestrante destacou a liderança transformadora como fundamento do MEGSA ESG (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental) – categoria do PNQS. “A liderança transformadora é que implementa o desenvolvimento sustentável para alcançar geração de valor sustentál”, sublinhou. “Cada vez mais, usamos nosso poder interior para transformar vidas, principalmente no setor de saneamento”, afirmou. O Prêmio também contempla a categoria Gestão de Ativos (PGA).
“Existe o ciclo de vida de diversos ativos e cada um está em seu próprio ciclo. Gerenciar essa enorme complexidade de encadeamento de ativos requer modelos estruturados”, ponderou Carlos Schauff em contribuição à apresentação de Tico Monteiro. Em seguida o consultor apresentou um resumo do que o modelo de excelência ESG do PNQS preconiza por meio da ferramenta PGA.