Instituto Limpa Brasil assume a meta de mobilizar a população para sair às ruas e limpar suas cidades

A organização sem fins lucrativos precisa engajar o equivalente a 10 milhões de participantes aproximadamente, segundo o novo censo


Representante oficial no Brasil do ‘Let ´s do It World!’, organização cívica global nascida na Estônia que mobiliza uma rede em 180 países para participar de eventos locais, nacionais e regionais de limpeza, o Instituto Limpa Brasil declarou o seu comprometimento com a meta de mobilizar 5% da população do país para sair às ruas e limpar suas cidades. Para o Brasil alcançar esta meta, precisa engajar o equivalente a 10 milhões de participantes aproximadamente segundo o novo censo.

A ação consiste em convocar a sociedade para participar dos mutirões de limpeza e refletir sobre a responsabilidade em manter limpa as cidades, além de repensar o próprio modelo de consumo e descarte, contribuindo para diminuição da poluição ambiental dos rios e oceanos com o plástico.

Integrando o grupo formado por mais de 190 países, o Instituto Limpa Brasil foi fundado pela empresa Atitude Brasil em 2010 e tem a adesão de mais de 1200 municípios, presente em todos os Estados do país. Em atividade há 13 anos, só no ano passado conseguiu engajar 265.737 pessoas voluntárias para a retirada de 791.250,82 Kg de resíduos de rios, praias, praças, mangues e ruas, dentre outros lugares. Foram 797.211 horas de voluntariado em ações ambientais.

“Para se ter uma ideia do que isto representa, foi gerado para o Estado a economia financeira de R$ 4.384.660,50, só com as horas de voluntariado. Isto sem contabilizarmos os saldos positivos com a limpeza e com o trabalho para a conscientização ambiental”, conta a Edilainne Pereira, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil/ Let´s do it!.

De acordo com ela, o comprometimento com esta nova meta mundial não se resume ao descarte adequado dos resíduos, mas também com os esforços para a construção de uma cultura conectada com as necessidades da preservação do meio ambiente. “Ou seja, devemos estimular ações individuais e também corporativas para o consumo e descarte conscientes”, explica.

Desta maneira, o Instituto Limpa Brasil/ Let´s do it! pretende intensificar os programas e projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo, para atender aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável e cumprir com metas da Governança Sustentável. Já contando com o apoio dos Escoteiros do Brasil, Gooders e MarshMcLennan. Dentre as suas realizações nacionais, consta também atos internacionais como a palestra realizada na conferência Let's do It World 2023, na Estônia.

“Os nossos esforços transcendem espaços e territórios. Nesta conferência, por exemplo, estava presente toda a rede de líderes globais do movimento e nós fomos parte dos destaques no painel Inspiração. Em seguida, já estávamos em Suzano (São Paulo) numa ação que retirou 80 quilos de resíduos no parque Maria Helena”, conclui Edilainne Pereira.

Ariella Dias <ariella@sheepcomunicacao.com.br>

Publicidade