São Sebastião da Grama agora tem acesso a 100% de água potável e 98% do esgoto é coletado e tratado
Abcon Sindcon -
Essa porcentagem está destinada a crescer, visto que já foi iniciada a construção de novas redes, troncos coletores e uma estação elevatória
Situada no interior de São Paulo, São Sebastião da Grama respira novos ares com a proximidade da universalização do saneamento. A mudança é expressiva: a cidade agora tem acesso a 100% de água potável e 98% do esgoto é coletado e tratado no perímetro urbano.
Essa porcentagem está destinada a crescer, visto que já foi iniciada a construção de novas redes, troncos coletores e uma estação elevatória. Esses elementos formarão uma conexão vital entre o único setor da cidade que não estava integrado (Estância Modelo) ao sistema de tratamento de esgoto já existente.
A concessionária Águas de São Sebastião da Grama, empresa do grupo Terracom Saneamento, intensificou os esforços na luta contra o desperdício, com destaque no controle de perdas. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Meio Ambiente acompanhou a renovação total do sistema de hidrômetros dos usuários. Paralelamente, a cidade aumentou as medidas para identificar e eliminar as ligações ilegais de água e vazamentos. Campanhas educativas em rádio, televisão e internet complementam esses esforços, conscientizando a população sobre a importância da água.
Com essas ações, São Sebastião da Grama está a um passo de fazer história. Em breve, a cidade estará celebrando a sua entrada para o seleto grupo de cidades brasileiras que alcançaram a universalização do saneamento.
Essa conquista será mais do que um marco local; será um testemunho da determinação da concessionária em construir um futuro mais saudável e sustentável.