Iguá Saneamento lança uma campanha nacional pelo uso consciente da água

A água é o recurso mais essencial à vida e a Iguá entende a responsabilidade de cuidar desse bem.


Ciente de seu compromisso em mitigar os efeitos da escassez hídrica que historicamente impacta diversas regiões do Brasil no período de junho a outubro, a Iguá Saneamento lança uma campanha nacional pelo uso consciente da água. Com o tema Cada gota importa, a ideia é trazer luz sobre a preservação, conscientizando a população sobre a responsabilidade individual no consumo de água, alertando a respeito de boas práticas que evitam o desperdício, além de divulgar ações que as concessionárias do grupo têm feito para enfrentar a época da estiagem.  

“A água é o recurso mais essencial à vida e a Iguá entende a responsabilidade de cuidar desse bem. Nosso plano de sustentabilidade está relacionado com a necessidade de antecipar e mitigar riscos”, alerta Péricles Weber, COO da Iguá.

Iniciativas criativas e inovadoras são realizadas pelas empresas do grupo de forma a reduzir os impactos da estiagem à população atendida, garantindo uma gestão de qualidade, mais eficiente e sustentável. Entre as ações estão o reaproveitamento da água que pinga dos condensadores de ar, estações de tratamento de água (ETA) móveis que aumentam a produção local, troca de hidrômetros que aprimoram as medições e procura ativa por vazamentos não visíveis. Em paralelo, a Iguá mantém um plano estratégico para as operações do estado do Mato Grosso, as mais afetadas pela seca do período dentre as unidades do grupo.

“Mapeamos os pontos de atenção de cada uma das concessionárias Iguá, especialmente àquelas que ficam no Centro-Oeste do país, onde a estiagem é mais crítica, e criamos um plano de enfrentamento. Além das ações e oportunidades de melhorias operacionais, a conscientização e o apoio da população no consumo consciente da água é peça fundamental para o sucesso da campanha”, detalha Weber.

Treinamentos para conserto de vazamentos, palestras sobre consumo consciente para a comunidade escolar, doação de caixas d´água, locação de geradores para estações de tratamento de água são algumas das iniciativas que os comitês locais de estiagem devem realizar, até outubro, nas concessionárias Águas Alta Floresta, Águas Colíder, Águas Canarana, Águas Comodoro e Águas Pontes e Lacerda, que juntas atendem mais de 170 mil pessoas no interior do estado de Mato Grosso.

No Rio de Janeiro, em Paty do Alferes e Miguel Pereira, a Iguá conseguiu mudar a realidade no fornecimento de água já no primeiro ano de atuação. Entre as ações de melhoria, estão a instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel anexa à ETA Fragoso, em Miguel Pereira, medida que contribuiu com o aumento de 33% na produção de água nos dois municípios entre julho e novembro passados, além de uma campanha sobre o consumo consciente. Juntas, estas iniciativas garantiram o aumento da produção de água e a disponibilidade para a população, inclusive nos meses em que a vazão da água nos pontos de captação se manteve baixa em razão da estiagem histórica.

Em São Paulo, a Atibaia Saneamento utiliza o efluente tratado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) para atividades e processos que não exigem um recurso de grande qualidade, o que reduz o uso da água potável em tarefas corriqueiras. Atualmente, a água de reuso coletada nas ETEs serve para manutenções na própria estrutura de coleta e tratamento de esgoto, utilizado principalmente na limpeza de redes e poços de visitas, desobstruções nas tubulações e ramais, além de auxiliar na higienização de espaços. Ao todo, em média, o volume diário aplicado nessas atividades chega a 10m³, o equivalente a dez caixas d’água de mil litros. Isso é suficiente para abastecer por volta de 166 famílias.

Perto dali, na cidade paulista Palestina, a concessionária ESAP desenvolveu uma solução inteligente para reutilizar a água que fica pingando do ar-condicionado: na Escola Municipal Valentim Álvares um projeto sustentável utiliza galões para reaproveitamento desse recurso desperdiçado. A partir de agora, a expectativa é captar para reutilizar cerca de 500 litros de água por dia, são 10 mil litros gerados por mês pelos 22 aparelhos da escola. Este volume, que representa 20 caixas d ‘água, será utilizado para rega das plantas e limpeza das salas, corredores e pátio. O projeto deve ser implantado também nas outras concessionárias da Iguá no interior de São Paulo.

O reaproveitamento da água gerada pelos condicionadores de ar também é prática na concessionária Iguá em Cuiabá. A água é canalizada por meio de drenos e depois usada para irrigação de uma horta na sede da Águas Cuiabá. O sistema gera economia de aproximadamente 10.000 litros de água ao mês.

“Com uma gestão eficiente e sustentável, a Iguá busca enfrentar a seca típica desta época do ano e garantir o acesso à água para todos. Afinal, cada gota importa e cuidar da água é responsabilidade de todos nós”, completa o COO.

Publicidade