São Paulo NO-DIG SHOW 2023” – Encontro Internacional do Mercado de MND
AESabesp -
O Congresso de Métodos Não Destrutivos (MND), primeiro evento live da América Latina, iniciativa da Abratt e da AESabesp, começou trazendo as mais inovador
O “São Paulo NO-DIG SHOW 2023” – Encontro Internacional do Mercado de MND”, primeiro evento live de Métodos Não Destrutivos da América Latina, teve início nesta terça-feira, dia 4 de julho, no Instituto de Engenharia, na capital paulista, e foi marcado pelo sucesso de público. Realizado pela Abratt (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas), em parceria com a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), o evento ocorre até esta quinta-feira (6), e traz entre suas atrações as mais avançadas tecnologias de métodos não destrutivos que estão em funcionamento durante a exposição. Este é o primeiro evento com demonstrações ao vivo da América Latina e conta também com 48 painéis expositivos e a presença de profissionais renomados do Brasil e do exterior.
Na solenidade de abertura, com o auditório do IE lotado, o congresso contou com presenças do Prof. Dr. Ken-Jian (Albert) Shou, presidente da ISTT – International Society for Trenchless Technology; Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; Samanta Souza, subsecretária estadual de Recursos Hídricos e Saneamento de São Paulo; Marcos Monteiro, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo; Luciomar Santos Werneck, presidente da AESabesp; Hélio Rosas, presidente da Abratt; e Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia. Esta edição conta com os patrocínios da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp; e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece.
A cerimônia foi conduzida por Nélson César Menetti, coordenador do Conselho e Fundo Editorial da AESabesp.
As autoridades ressaltaram a importância do evento para o setor de infraestrutura e saneamento, bem como tudo o que envolve os Métodos Não-Destrutivos e suas contribuições para os setores no Brasil.
O secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, destacou a satisfação em participar do evento e destacou sua relevância, em especial, para o setor de saneamento. “Este encontro traz ao público o conhecimento dos operadores do saneamento, tecnologias com menos impacto ambiental, menos impacto social na vida das cidades, no cotidiano das pessoas. Aliás, o desenvolvimento tecnológico será peça fundamental para que atinjamos a universalização dos serviços de saneamento”, declarou.
Toda a expertise da AESabesp foi destacada na fala de Luciomar Werneck, presidente da entidade, que enfatizou a importância da parceria com a Abratt na realização desta edição do São Paulo NO-DIG SHOW. “Vimos discutindo essa parceria desde 2019 e, por conta da pandemia, tivemos de adiá-lo até o dia de hoje, por isso, espero que vocês aproveitem. Nós, da AESabesp, acreditamos que as parcerias com outras instituições fortalecem o setor do saneamento rumo à universalização”, destacou.
O presidente da AESabesp lembrou que o estado de São Paulo é um centro de irradiação, conhecimento e tecnologias para o restante do país. “Por isso, nos unimos a essa grande parceira no sentido de ajudar no desenvolvimento de tecnologias não destrutivas, que permitem reduzir o impacto ao meio ambiente urbano e evitam danos maiores à população”, explicou. De acordo com Werneck, essa tecnologia traz valor agregado ao meio ambiente. Ele exemplificou com os casos de atuação no saneamento quando se considera a retirada de mais recursos hídricos nos mananciais. “Foram seis meses de reuniões para planejarmos de forma minuciosa esse encontro, visando a melhor experiência possível para todos. Nosso objetivo é proporcionar que tenham um grande aprendizado”, mencionou.
Luciomar Werneck aproveitou o momento para informar que a AESabesp é voltada ao desenvolvimento dos seus associados e da sociedade para o saneamento ambiental, promovendo cursos, webinares, a Fenasan e o Encontro Técnico, que este ano acontecerão entre os dias 3, 4 e 5 de outubro, no Expo Center Norte. “Espero revê-los lá!”, convidou “E, para a sociedade em geral, estamos implantando o Museu Água, que será um legado para o povo paulista e o povo brasileiro!”, sublinhou em suas palavras.
Na sequência Hélio Rosas, presidente da ABRATT, celebrou que o evento superou todas as expectativas da entidade. “Estamos com a casa lotada tanto de congressistas quanto de expositores. Tivemos que interromper as inscrições por falta de lugar e ampliar a área de exposição para atender à demanda dos expositores que queriam estar nesse evento de métodos não destrutivos do Brasil. É o primeiro evento neste setor com demonstrações ao vivo da América Latina!”, reforçou. “Só posso desejar a todos que esses três dias de evento sejam uma escola de aprendizado, de aperfeiçoamento e de contatos com novas tecnologias”, pontuou.
Samanta Souza, subsecretária estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, enfatizou que o São Paulo NO-DIG SHOW 2023 é um evento de extrema relevância para a infraestrutura no estado de São Paulo e, principalmente, para a evolução do saneamento e a sua universalização. “É um grande prazer participar desta iniciativa que está trazendo novas tecnologias de método não destrutivo, colaborando para que possamos avançar na universalização do saneamento nos próximos dez anos. Gostaria de concluir que esse é um grande desafio no Estado de São Paulo e só temos a agradecer à AESabesp e à ABRATT pela organização de um evento tão relevante como esse, desejando um bom trabalho a todos!”, disse.
Também na solenidade de abertura, Marcos Monteiro, secretário Municipal de Infraestrutura e Obras de São Paulo, reforçou a importância do evento para apresentar novas tecnologias de métodos não destrutivos. “Os métodos convencionais consomem mais tempo, usam mais recursos e causam congestionamentos. Os métodos não destrutivos vêm justamente para causar menos transtornos à população, para termos obras mais rápidas e de menor custo. Então, é isso que a cidade de São Paulo precisa e com esse encontro vamos poder conhecer as mais modernas tecnologias nesse sentido”, salientou.
Na figura de anfitrião do São Paulo NO-DIG SHOW 2023, Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia, destacou a satisfação que o IE tem em receber o congresso. “É um prazer muito grande recebê-los aqui. O Instituto de Engenharia, como casa da engenharia, está aberto a eventos desse tipo. Além disso, é um momento de satisfação dupla, não somente por receber esse evento, mas pela minha história como engenheiro, uma vez que tive o prazer de participar desde o início da perfuração direcional, reconhecido como um sistema moderno, atual e eficiente. Não se pode ver só o custo direto da obra, temos que perceber o ambiente, é um processo ambientalmente favorável. A engenheira brasileira está no primeiro mundo!”, realçou.
Entre os diversos especialistas presentes, Roberval Tavares de Souza, diretor de Operações da Sabesp, parabenizou a AESabesp pela promoção do evento junto com a ABRATT e destacou que “é de suma importância a participação da Sabesp [como patrocinadora] nesse tipo de evento, que apresenta novas tecnologias, novas formas de execução de serviços e de obras para gerarmos menos impacto ao meio urbano, principalmente nas regiões metropolitanas, além de proporcionar mais qualidade de vida à população de uma forma muito mais eficiente. A promoção desse tipo de evento leva a métodos diferentes de execução”, avaliou e acrescentou: “é muito importante para as ações da Sabesp também, pois está dentro do nosso escopo a busca de novas tecnologias e de capacitar toda a força de trabalho da companhia para atender aos novos desafios e continuar levando muita qualidade de vida e mais saúde a toda população”.
A programação do primeiro dia do São Paulo NO DIG SHOW 2023 contou ainda com as palestras “On The Advances of Trenchiess Technology”, proferida pelo prof. Dr. Ken-Jian (Albert) Shou, da ISTT; “Trenchiess Technology in the World” com o prof. Dr. Samuel Ariaratnam, entre outras. O evento segue até esta quinta, dia 6.
Para o professor Ken-Jian (Albert) Shou, a realização é muito significativa. “Este é um dos mais importantes eventos na América. Espero que este potencial mercado possa crescer rápido no futuro próximo”, afirmou. Sobre sua impressão sobre o evento, o professor destacou que sente uma atmosfera muito boa, reunindo pessoas de diferentes setores do governo, da indústria, consultores, que atuam como uma grande família. “Com base neste tipo de harmonia o trabalho pode ser muito bem-feito”.
Prof. Dr. Samuel Ariaratnam mencionou o êxito da abertura, com auditório lotado, e concordou com o Prof. Ken-Jian que há uma ótima energia em torno do evento. “Caminhei muito rapidamente pela área de exposição e os expositores estão com força total. Está sendo fantástico e acho que será definitivamente um evento de muito sucesso. É muito importante reunir as pessoas novamente – após a pandemia – e ter esse evento educacional e é incrível ver o grande trabalho que está sendo feito”.
Pela AESabesp também prestigiaram a cerimônia de abertura do São Paulo NO-DIG SHOW Agostinho Geraldes, diretor Técnico, Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo e coordenadora do Museu Água, Nizar Qbar, diretor do Polo dos Aposentados, e Walter Orsati, membro da Comissão Organizadora do 34° Encontro Técnico/Fenasan 2023..