Programa Jovens Profissionais do Saneamento da ABES realiza visita técnica a Unidades Recuperadoras do Programa Novo Rio Pinheiros
ABES -
A atividade contou com as presenças de Luiz Pladevall, presidente da seção São Paulo, e da nova coordenadora do JPS no estado, Fernanda Ribeiro.
Neste sábado, 8 de julho, o programa Jovens Profissionais do Saneamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (JPS/ABES-SP) realizou uma visita técnica a duas Unidades Recuperadoras do Programa Novo Rio Pinheiros. A atividade contou com as presenças do presidente da seção, Luiz Pladevall, e da nova coordenadora do JPS no estado, Fernanda Ribeiro.
A visita guiada pelo analista de sistemas de saneamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Arisnandes Antonio da Silva.
As Unidades Recuperadoras têm papel importantíssimo na revitalização do Rio Pinheiros e dos seus afluentes. Com os avanços do Programa, muita contribuição de esgoto irregular foi removida dos córregos e teve seu destino e tratamento adequados. Mesmo com todas as obras de regularização da coleta de esgoto, por conta da ocupação irregular das margens e até da canalização particular de muitos córregos, surge a necessidade de obras complementares para melhorar a qualidade das águas desses córregos e, consequentemente, do Rio Pinheiros, que são as Unidades Recuperadoras.
Com tecnologias inovadoras de tratamento que mesclam infraestruturas de estações de tratamento de água e estações de tratamento de esgoto, as Unidades Recuperadoras têm como função principal a remoção de carga orgânica e aumento do oxigênio dissolvido dos córregos.
Esta foi a primeira ação realizada pela nova gestão do JPS-SP, que é muito focada no planejamento estratégico das atividades, conforme ressalta a coordenadora Fernanda Ribeiro. “Nós tivemos total apoio da presidência da ABES-SP na organização deste evento, o que foi muito importante. É muito legal vir da presidência a vontade de impulsionar o JPS e o entendimento da importância dos nossos jovens para o futuro do saneamento no estado e no país”, enfatiza.
“É bom ver a iniciativa de impulsionar as carreiras desses jovens e o networking deles com o pessoal mais antigo e mais experiente”, completa Fernanda, que é engenheira sanitarista.
Ela diz que a visita em si foi excelente. “O Sr. Arisnandes Antônio da Silva, analista de sistemas de saneamento, conhece muito dos processos das unidades recuperadoras, explicou muito ludicamente para a gente o funcionamento das unidades. Pudemos conhecer dois tipos de tratamento diferentes de forma bem didática. Foi praticamente uma aula de campo o dia inteiro”, conta Fernada.
“Agradecemos muito mesmo a participação de todos os jovens e a disponibilidade da Sabesp em realizar esse tipo de visita ainda mais sendo num sábado. Entendo que é muito importante para a gente conhecer o programa e ver os resultados e as intenções por trás de tudo isso”, finaliza a coordenadora do JPS-SP.