Pneus da corrida das 500 Milhas de Indianápolis utilizam plástico reciclado

Pneus são fabricados no ATPC da Bridgestone, certificado pela transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis.


Fornecedora exclusiva de pneus da competição, a Bridgestone ajudou a 500 Milhas de Indianápolis 2023, a se tornar a edição mais sustentável da história da NTT INDYCAR SERIES. A competição aconteceu em maio e todos os pneus Firestone Firehawk utilizados na corrida foram produzidos a partir de sacolas plásticas, elásticos e outras embalagens de polímero flexível, considerado de difícil reciclagem.

Para os novos pneus, a Bridgestone incorporou o butadieno reciclado, um monômero desenvolvido em parceria com a Shell (outro fornecedor oficial da INDYCAR SERIES) e borracha natural derivada de guayule, um arbusto do deserto que produz a matéria prima e a empresa vem estudando como alternativa sustentável à seringueira.

Trazendo ainda mais sustentabilidade para a competição, os pneus para a temporada de 2023 foram fabricados no Centro Avançado de Produção de Pneus (ATPC) da Bridgestone em Akron, certificado pelo ISCC PLUS, por sua transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis, incluindo borracha sintética de base biológica, biocircular e circular¹. A implementação de práticas mais sustentáveis em suas instalações de fabricação é um elemento fundamental das metas de sustentabilidade da companhia, incluindo seu objetivo de alcançar a neutralidade de carbono e pneus feitos com materiais 100% renováveis e reciclados até 2050.

"Temos um esforço contínuo para aumentar a sustentabilidade em todas as áreas de nossos negócios e ficamos orgulhosos em mostrar nosso compromisso com a sustentabilidade na principal prova da IndyCar", disse Paolo Ferrari, Presidente e CEO da Bridgestone Americas e Joint Global Chief Operating Officer da Bridgestone Corporation. "Estamos ainda mais comprometidos com um futuro próspero e mais sustentável no automobilismo".

O avanço das tecnologias que promovem a sustentabilidade para a 107ª Corrida das 500 Milhas de Indianápolis está alinhado com o Compromisso E8 da Bridgestone, que estabelece oito valores que começam com a letra "E", em inglês, para solidificar o compromisso da Bridgestone em trabalhar por um mundo mais sustentável.

E como essa tecnologia chega ao mercado?

O automobilismo é um campo de inovação e testes tecnológicos, indicando as tendências e tecnologias do futuro. Apesar disso, o foco da Bridgestone em desempenho e sustentabilidade já está presente em pneus disponíveis no mercado. No Brasil, um exemplo disso é o pneu Firestone F-700+ e a linha Bridgestone Ecopia, com produtos como o EP150 e Dueler H/T 684 Ecopia, que podem ser aplicados em hatches, sedans, SUVs e picapes*. Pneus estes que apresentam menor resistência ao rolamento e o equilíbrio necessário entre segurança, durabilidade e sustentabilidade, ao contribuírem com uma menor emissão de CO2. Além destes pneus, o Ecopia EP500 foi desenvolvido exclusivamente para veículos elétricos, possui tecnologia OLOGIC, que reduz o consumo de energia e aumenta a aerodinâmica do conjunto roda e pneu.

¹ O material reciclado é alocado usando a abordagem de balanço de massa da Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC). Saiba mais sobre o ISCC e nossa certificação ATPC ISCC Plus em: www.iscc-system.org .

 * É necessário verificar a medida e a aplicação correta para o veículo a fim de garantir a qualidade e a segurança na utilização. Saiba mais em https://www.bridgestone.com.br/pt .

 

 

Ana Quaresma – quaresmaana@la-bridgestone.com 

 Máquina Cohn & Wolfe

Assessoria - bridgestone@maquina.inf.br

             

Publicidade