Engenheiro Sanitarista é essencial quando o assunto é o acesso aos serviços de água e esgoto

A empresa disponibiliza produtos e serviços que apoiam o dia a dia do profissional e ajudam as cidades a terem um saneamento seguro e eficiente


Dia 13 de julho é comemorado o dia do Engenheiro Sanitarista, profissional que possui conhecimento para projetar, construir ou ampliar obras de saneamento, o que é essencial para promover as mudanças necessárias para o futuro das cidades quando o assunto é o acesso aos serviços de água e esgoto.

Importante destacar ainda que o trabalho do engenheiro sanitarista tem um papel social importante, sendo também uma forma de ajudar a população a se prevenir de doenças causadas pela falta de esgotamento sanitário e abastecimento de água.

O ranking do Saneamento 2023 – realizado pela Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados – destaca que 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostram que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,20% do volume gerado é tratado – isto é equivalente a mais de 5,5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento despejadas na natureza diariamente.

“Nesse contexto, a atuação do engenheiro sanitarista é cada vez mais necessária. Sabendo da carência de obras de saneamento que são fundamentais para a qualidade de vida da população, nossa área Wavin Services apoia o profissional permitindo, por exemplo, a redução de perda de água e obras com menor impacto à mobilidade urbana”, afirma Fabiana Castro, diretora de Desenvolvimento de Novos Negócios da Amanco Wavin.

Informações de apoio sobre Wavin Services

Unindo sustentabilidade, tecnologia e infraestrutura, a Wavin Services, área voltada à prestação de serviços - com foco em dar suporte a prefeituras, governos e companhias de saneamento públicas e privadas, atua em duas frentes para a gestão de ativos e redução de perdas da água, o Wavin Water Network Management (WWNM) e a tecnologia de Métodos Não Destrutivos (MND). O WWNM é um pacote de soluções de diagnóstico inteligente para a gestão de redes de água potável, com foco na redução de desperdício. Esse serviço se soma ao outro pilar do WWNM: soluções para evitar perdas. Com uma atuação preventiva, o WWNM apoia no aumento da disponibilidade e qualidade da água potável de forma a reduzir sua escassez em regiões com intermitência no acesso.

Já a frente de Métodos Não Destrutivos (MND) oferece soluções desenvolvidas para fazer reparos com pouquíssima intervenção urbana, sem danificar o asfalto e, por consequência, sem atrapalhar a mobilidade dos cidadãos no dia a dia. Ela conta com as três tecnologias de reabilitação das redes (Compact Pipe, Cured in Place Pipe CIPP e Spiral Wound SPR), contribuindo também para minimizar efeitos das mudanças climáticas ao recuperar tubulações de galerias de água de chuva evitando inundações, e com sistema de drenagem urbana funcionando adequadamente.

A empresa também destaca a linha de tubos Amanco Biax, solução exclusiva da marca no Brasil para condução de água potável fabricada com PVC biorientado, que oferece maior resistência e baixo impacto ambiental, com menor uso de matéria-prima.

Informações para a imprensa - Ketchum

Ana Caroline Carvalho  | anacaroline.carvalho@ketchum.com.br

Priscila Gomes   priscila.gomes@ketchum.com.br

Christiano Bianco  christiano.bianco@ketchum.com.br

 

Publicidade