2º SANEA Rio – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente
ABES -
O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt integrou a abertura do Sanea Rio, que foi sucesso de público
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Rio de Janeiro (ABES-Rio) promoveu na última terça-feira, 11 de julho, o 2º SANEA Rio – Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, o maior evento do setor no estado. Sucesso de público, com participação de mais de 500 pessoas, a edição 2023 abordou o tema “Saneamento em áreas irregulares e não urbanizadas”.
Realizado de forma presencial no Iate Clube do Rio de Janeiro, com transmissão pelo canal da ABES-Rio no YouTube, o seminário contou com parceria da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e reuniu especialistas do setor para discutir questões sanitárias em favelas.
A abertura contou com presença de representantes das concessionárias, instituições governamentais, parlamentares, representantes de empresas privadas e demais atores que compõem a cadeia do saneamento no Rio de Janeiro.
Estiveram presentes na cerimônia, que foi conduzida por Miguel Alverenga Fernández y Fernández, presidente da ABES-Rio: Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; José Ricardo Brito, secretário executivo do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), representando o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampulha; Nilton Caldeira, vice-prefeito do Rio de Janeiro; Flavio Marcos Passos, diretor do Departamento Rural e Pequenos Municípios, representando o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani; Wagner Siqueira, presidente do Conselho Regional de Administração; Flávio Vale, subprefeito da Zona Sul; Flávio Augusto da Silva Lopes, presidente da Comlurb; Rafael Menezes, presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa); Felipe Brasil, subsecretário adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, representando Flávio Campos Ferreira, secretário estadual de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Aguinaldo Ballon, diretor presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae); Eduardo Dantas, diretor geral da Iguá Rio; e Sinval de Araujo Andrade, diretor superintendente da Águas do Rio.
O primeiro Painel do evento trouxe para a discussão o “Saneamento em áreas irregulares e não urbanizadas: Casos de Sucesso”, com moderação de Ana Asti, subsecretaria de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). Os convidados para aprofundar o tema foram Guilherme Campos, diretor superintendente da Águas do Rio; Ruth Jurberg, coordenadora do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Deise Coelho, diretora da Condominium Empreendimentos Ambientais; Rayne Ferretti, da ONU Habitat.
No segundo painel, especialistas abordaram o tema “Saneamento em áreas irregulares não urbanizadas: Perspectivas para o Rio de Janeiro”. O diretor da ABES-Rio, Renato Espírito Santo, ficou à frente do debate como moderador. Compuseram a discussão Wanderson José dos Santos, presidente da Fundação Rio-Águas; Lucas Arrosti, diretor de operação da Iguá Rio; Daniel Moura, presidente da Zona Oeste Mais Saneamento; Renan Mendonça, diretor executivo em comunidade Águas do Rio; Leonardo Righetto, presidente Rio + Saneamento.
“Saneamento em áreas irregulares não urbanizadas: Regulação e Sociedade” foi o tema discutido no terceiro painel do Sanea Rio 2023.
Com moderação de Karina Alencar, diretora da ABES-Rio, participaram do debate Fernando Mosna, diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica); Filipe de Mello Sampaio Cunha, diretor da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); Marcus Vinícius Barbosa, procurador geral da Agenersa; Iara Oliveira, coordenadora pedagógica da Organização Alfazendo (representante da sociedade civil da Cidade de Deus) e Vania Rodrigues da Silva, presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco.
O quarto e último Painel do evento trouxe luz ao tema “Saneamento e Segurança Hídrica: uma abordagem holística” e foi moderado pelo presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández.
Para compor a discussão, o presidente convidou Daniel Okumura, diretor de Saneamento da Cedae; Cauê Bielschowsky, diretor de Segurança Hídrica do INEA (Instituto Estadual do Ambiente); Mayná Coutinho, diretora geral do Comitê Guandu e coordenadora Ambiental da Governança Socioambiental da Cedae.
Encerramento
No encerramento do Sanea Rio 2023, o presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández, ao lado do presidente eleito Renato Espírito Santo (gestão 2023-25) e de toda diretoria da seção, recebeu o vice-governador do Estado do Rio de Janeiro e Secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que participou do Sanea Rio com a entrega do Selo Prosegh (Programa Estadual de Segurança Hídrica, coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Prêmio Sanea Rio 2023
O seminário contou também com participação de Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, que foi agraciado pela ABES-Rio com o prêmio Sanea Rio 2023.
Assistia ou reveja o Sanea Rio 2023