Setor de saneamento promove mais oportunidades na era da economia verde

Operação do Grupo Iguá reforça importância dos profissionais para o meio ambiente


No dia 13 de julho comemorou-se o Dia do Engenheiro de Saneamento, uma data firmada com o objetivo de homenagear os profissionais que se dedicam a levar mais saúde e qualidade de vida para a população. Fundamentais para a prestação de serviços de saneamento básico, os engenheiros sanitaristas trabalham diariamente para garantir o acesso à água potável e o bom funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto de um município ou região.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil (ITB), atualmente cerca de 35 milhões de brasileiros ainda são carentes de abastecimento de água própria para consumo. O levantamento com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mostrou também que a coleta de esgoto não está disponível para quase 100 milhões de pessoas no país, o que prejudica o bem-estar coletivo e traz sérios danos ao meio ambiente. Por isso, o setor tem crescido e buscado profissionais engajados não apenas com a infraestrutura em específico, mas principalmente com a questão da sustentabilidade.

Os “empregos verdes”, como são conhecidos, são aqueles destinados à proteção do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade nos processos de uma empresa. No saneamento, por exemplo, não são apenas os sanitaristas que se encaixam nessa classificação, junto com eles estão os biólogos, gestores ambientais, químicos e engenheiros que atuam de alguma forma para a preservação.

Luis Ruzene, Engenheiro Ambiental e Sanitarista que atua como Supervisor Operacional na Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá, trabalha diariamente para melhorar ainda mais os índices de saneamento no município. A profissão dele, assim como a de outros aproximadamente 40 colaboradores da empresa que, em sua maioria possuem ocupações consideradas “verdes”, resulta diretamente no cuidado com os rios e lagos no entorno da cidade, que recebem um efluente tratado e sem risco de contaminação.

“O setor de saneamento é repleto de oportunidades e nos permite ter a satisfação de estarmos comprometidos com algo maior. Por meio da infraestrutura, podemos promover mais educação, saúde, desenvolvimento social e, é claro, preservação ambiental. Em Atibaia, esperamos continuar trabalhando para a transformação de muitas vidas e garantindo que o ecossistema local seja protegido”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Para as pessoas que desejam fazer parte do setor e atuar na Atibaia Saneamento ou em uma das operações do Grupo Iguá, basta acessar a aba de oportunidades disponível no site da empresa: https://igua.com.br/trabalhe-com-a-gente.

Informações à imprensa

Sustentar Comunicação Estratégica

Thais R Croitor – thais@agenciasustentar.com.br

(11) 4260-1916  

Publicidade