Empresas implementam estratégias ESG para promover a sustentabilidade

Na semana em que se celebra proteção das florestas, dados alertam para importância da preservação ambiental enquanto negócios comprometidos com a pauta


No último dia 17 foi celebrado o dia nacional de proteção das florestas, uma data importante, que visa questionar os caminhos que a sociedade tem tomado para garantir a preservação do meio-ambiente e dos inúmeros biomas presentes no país. Para se ter uma ideia da relevância da pauta, segundo a mais recente atualização do Global Forest Watch (GFW), o Brasil abriga aproximadamente 30% das florestas do mundo, porém, enfrenta desafios significativos em relação ao desmatamento. No último ano, o país foi responsável por 43% do desmatamento global, mantendo-se como líder do ranking das nações que mais perdem espaços verdes no mundo.

Neste contexto, o papel das organizações é fundamental para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável. Comprometidas com a preservação ambiental, empresas têm revelado que é possível prosperar adotando políticas que contribuem para a conservação ambiental e adotando práticas baseadas nos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance - Ambiental, Social e Governança). 

Os dados comprovam. De acordo com uma pesquisa publicada pelo Pacto Global e Stilingue sobre a evolução do ESG no Brasil, a preferência por investir em negócios comprometidos à sustentabilidade aumentou nos últimos anos em todas as gerações: 54% dos nascidos entre 1945 e 1964 (baby boomers) tendem a optar por esse tipo de investimento, número que cresce para 78% entre as pessoas que nasceram de 1981 a 1995 (millenials) e para 84%, entre 1997 e 2010 (geração Z).

“É importante que todos nós adotemos práticas sustentáveis e que valorizam a rica biodiversidade dos biomas brasileiros. Não só pensando no presente, mas também no futuro. É optando por valores claros de responsabilidade ambiental e investindo cada vez mais em um modelo de produção consciente que transmitimos aos nossos consumidores estes ideais.”, comenta João Pedro Solando,  CEO e fundador da Mombora, marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros.

Nesse sentido, as empresas têm percebido que a adoção de políticas ESG não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também é benéfico para a produtividade de seus negócios a longo prazo. Ao implementar práticas sustentáveis, como a redução do consumo de recursos naturais,  políticas de reciclagem, o gerenciamento adequado de resíduos e a promoção da responsabilidade social, as empresas podem obter vantagens competitivas, fortalecer sua reputação e atrair consumidores cada vez mais conscientes.

“Ao investir em práticas sustentáveis, as empresas não apenas contribuem para a proteção das florestas e do meio ambiente, mas também se posicionam como agentes de mudança, impulsionando um modelo de negócios mais responsável. Essas ações não só beneficiam a sociedade e o planeta, mas também contribuem para a construção de um futuro mais próspero para todos.”, destaca.

O papel da Mombora

A Mombora é uma marca de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos dos biomas brasileiros, que foi fundada com o intuito de inovar e conectar a experiência com consciência. Para isso, a empresa oferece alimentos livres de conservantes e qualquer ingrediente artificial, se destacando no mercado ao proporcionar experiências reais sem deixar o sabor de lado. 

Provocando a disrupção do, até então, normal, a empresa compreende a necessidade daqueles que desejam mais qualidade de vida com responsabilidade social e ambiental. Com esse intuito, a Mombora descobriu que produzir alimentos naturais no Brasil é mais do que inovar. 

"Nossa missão está intimamente dedicada à preservação ambiental e valorização dos componentes nativos do país. Ao apoiar a agricultura familiar, promover a reciclagem de embalagens e abraçar o empreendedorismo ecológico, buscamos demonstrar um compromisso genuíno com os princípios ESG. Além de contribuir para a proteção das florestas e do meio ambiente, a ideia é evidenciar ainda mais os impactos positivos desta abordagem, conclui.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

NR7 Comunicação

mombora@nr7.ag 

Gabriel Mello

Felipe Furlan

Carol Guerrero

Publicidade