Limppano utiliza captação de água de chuva para reúso com fins de produção e consumo interno

Nos últimos anos, a empresa reduziu suas emissões de gases do efeito estufa em mais de 1.840 toneladas de carbono nas duas fábricas da companhia


O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do planeta, com 11,3 milhões de toneladas descartadas por ano, segundo a World Wildlife Fund (WWF). E, para mitigar esses impactos negativos, iniciativas ambientalmente sustentáveis tomadas por empresas estão cada vez mais no centro desse debate. É o que indica estudo de 2022 da Confederação Nacional da Indústria (CNI): cerca de 74% dos consumidores brasileiros vêm buscando adotar hábitos em prol do meio ambiente. Pensando nisso, a Limppano – referência em produtos de limpeza seca, químicos e perfumação para casa – vem adotando, cada vez mais, a sustentabilidade como elemento essencial no desenvolvimento de seus produtos e operação de suas fábricas.

Administrada pela terceira geração da família Buchheim, a Limppano tem dois complexos industriais próprios no estado do Rio de Janeiro – em Queimados e na capital – que funcionam com energia limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente, certificados pela Ludfor. Além disso, esses espaços utilizam captação de água de chuva para reuso com fins de produção e consumo interno para limpeza.

De acordo com balanço da Ludfor de março de 2023, nos últimos anos, a companhia reduziu um total de 1.840 toneladas de carbono em emissões de gases do efeito estufa em suas duas fábricas: a Burn, em Queimados; e a Limppano, na capital fluminense. Dentre as iniciativas que contribuíram para esse avanço, está a implantação de energia solar no pátio da Burn.

"Buscamos seguir sempre as melhores e mais reconhecidas práticas de sustentabilidade hoje adotadas no universo corporativo. Oferecer produtos de qualidade é fundamental, mas o consumidor também está muito atento à relação que as empresas têm com o meio ambiente. Nesse sentido, investimos em práticas que contribuem para a preservação do planeta a partir do compromisso com a compensação ambiental, e do desenvolvimento de embalagens com menos plástico sem comprometer a experiência do consumidor”, destaca o CEO da Limppano, Alex Buchheim.

Pós-consumo e menos plástico

As embalagens do Lava Roupas Líquido ODD carregam o selo “Eu Reciclo”, uma das soluções de impacto positivo mais representativas no país, que contribui com a logística reversa de embalagens pós-consumo e, assim, garante sua destinação correta. Entre 2019 e 2022, a companhia apoiou a reciclagem de mais de 623 toneladas de embalagens, fomentando a economia circular e o desenvolvimento de 17 cooperativas. O refil de 700ml, por sua vez, é produzido com 55% menos plástico do que a embalagem convencional de um litro.

A partir de uma série de estudos e investimentos, a Limppano reduziu o plástico da embalagem do Lava-Louças ODD em quatro gramas. Anualmente, a companhia produz cerca de 6,5 milhões de unidades do produto, deixando de gerar 26 toneladas de plástico ao ano.

Giovanni Mourão <giovanni.mourao@danthi.com.br>

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