Iguá realiza ações operacionais para mitigar os efeitos da estiagem nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira

Este fenômeno natural, cíclico e histórico, leva à redução dos níveis dos mananciais, tem causado impactos no abastecimento da região entre os meses


A concessionária de saneamento Iguá, pelo segundo ano consecutivo, realiza ações operacionais para mitigar os efeitos da estiagem nos municípios de Paty do Alferes e Miguel Pereira, onde a empresa atua no interior do Estado. Este fenômeno natural, cíclico e histórico, leva à redução dos níveis dos mananciais, tem causado impactos no abastecimento da região entre os meses de julho e outubro. Em 2022, seu primeiro ano de operação na região, a Iguá conseguiu vencer os efeitos da estiagem e evitar a falta d’água recorrente neste período.  

Neste ano, a companhia irá manter as ações e investimentos que contribuem para a produção de água e está investindo adicionalmente no combate à perda na distribuição, tudo isso para garantir a continuidade do adequado abastecimento no município. A Iguá vai repetir as ações de conscientização sobre o consumo responsável de água e implementa este ano novas ações de combate à estiagem: as válvulas de nível, em operação desde abril, e as válvulas reguladoras de pressão, cujos estudos de implantação se iniciam ainda este ano.  

As válvulas controladoras de nível (VCN) são dispositivos que regulam o nível dos reservatórios, evitando extravasamentos, e, portanto, desperdício. Além disso, permitem acompanhar remotamente os níveis de seis reservatórios em Miguel Pereira e Paty do Alferes. Os equipamentos estão integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO) e o monitoramento é exercido 24 horas por dia e sete dias por semana, promovendo a estabilidade no fornecimento de água.  

Já as válvulas reguladoras de pressão têm o objetivo de proporcionar um equilíbrio hidráulico nas redes de distribuição de água, controlando o sistema e garantindo o fornecimento de água com pressões adequadas para cada região. 

A concessionária também seguirá com medidas que obtiveram êxito no combate à escassez hídrica em 2022, como a Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, que ficará em operação temporária durante os meses de estiagem, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção de água na região e reforçar o abastecimento de Paty do Alferes.  

No ano passado, a Iguá realizou outros investimentos que contribuíram diretamente para o combate à estiagem, tais como a instalação de geradores nas ETAs, que garantem o abastecimento mesmo em casos de intercorrências nas redes de energia; equipamentos responsáveis por proporcionar maior precisão; e a substituição dos leitos filtrantes, que asseguram a qualidade da água que é fornecida à população. A Iguá também irá reforçar a frota de caminhões-pipas no atendimento à população do município, dando prioridade aos serviços essenciais como hospitais, casas de repouso, creches e escolas.  

Damos início a mais uma temporada de combate à escassez hídrica, dessa vez repetindo a fórmula que trouxe bons resultados em 2022. A população da região teve acesso a uma nova realidade de abastecimento, com segurança e menos intercorrências. Agora, avançamos no combate às perdas de água, investindo em tecnologia e, mais uma vez, contamos com a ajuda da população para superarmos o período sem chuvas”, explica Lucas Arrosti, diretor de Operações da Iguá. 

Em 2023, a Iguá está lançando a campanha nacional de consumo consciente de água com o tema “Cada gota importa”, e pede a colaboração de toda a população para fazer o uso racional dos recursos hídricos, especialmente durante os meses de estiagem. A ideia da campanha é trazer luz sobre a preservação, conscientizar os clientes sobre a responsabilidade individual no consumo de água, alertar a respeito de boas práticas que evitam o desperdício e divulgar ações que as concessionárias do grupo têm feito para enfrentar a época da estiagem. Durante a 32ª edição da Festa do Tomate, em Paty do Alferes, a concessionária do Rio de Janeiro lançou um vídeo sobre o tema. Confira aqui: https://youtu.be/lwPiEXKf7AI  

Veja abaixo dicas simples que podem ajudar a consumir água de forma responsável: 

  • Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça; 
  • Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes. E procure fechar o registro enquanto você se ensaboa; 
  • Na hora de lavar a louça, evite deixar a torneira aberta. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho e amolecer a sujeira antes da lavagem; 
  • No lugar da mangueira, use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas; 
  • Procure encher a máquina de lavar com a capacidade máxima de roupas e, assim, reduzir o número de lavagens; 
  •  Reutilize a água da máquina de lavar em outras tarefas domésticas como lavar pisos, varandas e calçadas; 
  • Use balde e pano para limpar o carro, em vez de mangueira; 
  • Na rega do jardim, dê preferência ao uso de regador; 
  • Evite jogar no vaso sanitário objetos como papel que demandam mais água para escoar.

 

Elissa Griner Taublib
elissa.taublib@nectarc.com.br

Publicidade