Profissional da Química exerce papel fundamental no processo de tratamento de água
Inpacto -
No Dia do Profissional de Tratamento de Água, celebrado em 2 de agosto, o Conselho Federal de Química (CFQ) explica como se dá a participação
Para que a água se torne potável, isto é, não apresente riscos à saúde ao chegar às casas da população, ela passa por um processo de tratamento em que o Profissional da Química exerce papel fundamental. Essa atuação envolve manter o controle operacional de todo o processo, a fim de garantir que os parâmetros regulados pela legislação sejam atendidos. E, consequentemente, sejam garantidos a saúde e o bem-estar da população.
No Dia do Profissional de Tratamento de Água, celebrado em 2 de agosto, o Conselho Federal de Química (CFQ) explica como se dá a participação dos profissionais da área nesse contexto.
Segundo o órgão, o tratamento de água pode ser simples ou complexo, dependendo do nível de poluição e de sua origem. Para que possa ser consumida sem riscos à saúde, a água passa por três estágios: captação, tratamento e distribuição.
Tratamento de água
A captação é feita a partir da água doce encontrada na natureza, como rios, lagos, barragens, poços profundos, lençóis freáticos ou reservatórios hídricos. Depois, ela é levada para a estação de tratamento, também chamada de ETA (Estação de Tratamento de Água).
É na etapa de tratamento que o Profissional da Química desempenha importantes funções que vão desde a cuidadosa seleção dos produtos químicos, apropriados para a remoção eficiente de impurezas e contaminações, até o monitoramento contínuo da qualidade da água. Sua atuação na ETA é imprescindível para assegurar que a água fornecida à comunidade seja de alta qualidade e segura para consumo e uso em diversas atividades diárias.
O Profissional da Química na Estação de Tratamento de Água exerce uma função vital na sociedade, sendo responsável por garantir a excelência no processo de tratamento da água, desde a escolha dos produtos químicos até o controle constante da qualidade, visando o bem-estar coletivo e a preservação do meio ambiente.
Imprensa CFQ <maiara.pires@inpacto.co>