Aesbe aborda estratégias de conteúdo para o saneamento nas redes sociais

A abertura do encontro foi feita por Munir Abud, que destacou a importância do encontro para a comunicação, enfatizando o engajamento e a coordenação


Por Michelle Dioum, com supervisão de Rhayana Araújo

Integrantes da Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI) da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) se reuniram em Vitória (ES), nesta segunda-feira (31). O primeiro dia de encontro ocorreu de forma híbrida, com a presença de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece); de Munir Abud, presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e vice-presidente Regional Sudeste da entidade; de Sergio Antonio Gonçalves, secretário executivo da Aesbe; e de 33 representantes de 16 companhias de saneamento associadas e da Secretaria de Comunicação do Governo do Espírito Santo.

Este primeiro dia de reunião abordou estratégias de conteúdo para o saneamento nas redes sociais, inovação nos processos de comunicação com apresentação de cases de sucesso, entre outros assuntos de interesse da CTCI.  Nesta terça-feira (1º), o grupo fará uma visita técnica à Barragem Velha, na Reserva Biológica de Duas Bocas.

A abertura do encontro foi feita por Munir Abud, que destacou a importância do encontro para a comunicação, enfatizando o engajamento e a coordenação entre os membros da CTCI e as companhias estaduais, e a necessidade de mostrar o bom trabalho realizado no setor.

“Agradeço imensamente à equipe da Cesan, que já destacava a importância de trazer todos os membros da CTCI para Vitória. Saúdo o Neuri por prestigiar presencialmente o nosso evento e agradeço a presença de todos os representantes e colaboradores das companhias presentes. Este evento vem num momento muito importante para nós, pois temos que nos comunicar cada vez mais e nos posicionar, mostrando o que fazemos de bom. O trabalho interno está em desenvolvimento com todos. Como diria Henry Ford, ‘se eu tivesse um único dólar, investiria em publicidade’. Campanhas coordenadas entre todos os assessores de comunicação são fundamentais para exemplificar tudo de excelente que é feito no setor pelas companhias estaduais”, ressaltou.

O presidente da Aesbe, Neuri Freitas, discorreu sobre o momento desafiador no setor e enfatizou a necessidade de uma visão ampla que vá além das estruturas institucionais, para reconciliar interesses públicos e privados, e aplicar lições do mundo dos negócios à realidade atual.

“Agradeço ao Munir pelo convite e pela pronta decisão de liberar e atrair todos para esta reunião em Vitória. Precisamos começar a pensar o saneamento dentro de um negócio que precisa dar resultado para se desenvolver, nossa visão tem que ir além. A Aesbe, por exemplo, está agora fazendo um trabalho com a Série Universalizar, apresentando uma coleção de publicações feitas pela entidade, como Artigos, Documentos, Estudos, Notas Técnicas e Pareceres. E esse tipo de iniciativa é fundamental para gerar informação e disponibilizar dados para o setor”, frisou.

O secretário executivo da Aesbe, Sergio Antonio Gonlçaves, salientou a importância de usar os dados locais e nacionais para gerar conhecimento e avançar nas iniciativas de comunicação do setor.

“Quero registrar aqui, diante dos meus colegas, que como promotores desses números, temos um grupo de trabalho de dados, com representantes de todas as associadas, para fornecer esses números. Nossa ideia é que todos estejam mais próximos de quem está no Grupo de Trabalho de Dados da companhia associada, para que todos possam colaborar. Podemos usar os dados locais e fazer mídia nacional com dados agregados. É um passo importante, e temos a capacidade e a possibilidade de ajudar, não apenas fornecendo os dados locais, mas criando os dados nacionais e lançando esse processo. Acredito que isso seja um bom passo em direção às ações de inovação na comunicação do saneamento nacional”, concluiu.  

Durante a manhã do primeiro dia de atividades do encontro da CTCI, os profissionais de comunicação das empresas associadas à Aesbe promoveram uma mesa de debates, com análises, compartilhamento de experiências e alinhamento de ações no setor, seguida de uma série de oficinas e workshops centrados na comunicação moderna no setor de saneamento.

Desiery Marchini, coordenadora de Comunicação Social da Cesan, apresentou os investimentos e resultados da Companhia, em especial da comunicação e de publicidade. Ela enfatizou que a comunicação deve estar na decisão da alta liderança. Vários participantes contribuíram com suas próprias experiências e estratégias. Marcelo Senna, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), compartilhou sobre a mudança de estratégia na empresa, e Charley Fernandes, da Cesan, falou sobre o trabalho em um normativo para o fluxo de comunicação interna. Outros colaboradores da área de comunicação, como Daniel Carraretto; da Cesan; Paulo Freire, da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern); Mariana Paranhos, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); e Salomão Sobrinho, da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), reforçaram a importância da comunicação com a população e abordaram questões como a regulamentação do trâmite de divulgação operacional e as dificuldades na divulgação de ocorrências provocadas pelas concessionárias elétricas.

Durante a tarde, o gestor de redes sociais da Cesan, Daniel Carrareto ministrou palestra “O saneamento nas redes sociais: estratégias de engajamentos e produção de conteúdo. E mostrou algumas das estratégias adotadas pela Companhia, dentre elas, seguir e repostar os empregados, melhorando a divulgação orgânica. Também foi apresentada a linha editorial trabalhada atualmente pela Cesan. Durante a palestra, houve uma interação, principalmente, focada na forma de divulgação de ocorrências de abastecimento, assim como no atendimento realizado nas redes sociais.

Na sequência, o coordenador da CTCI, Leonardo Costa, apresentou pontos de pauta da Câmara Técnica e destacou que é preciso ampliar e fortalecer as relações de comunicação. Além disso, os integrantes debateram sobre a divulgação da série universalizar, que tem um material diverso e aprofundado, sendo considerada uma grande biblioteca do saneamento.

 Foram debatidos, também, sobre as informações de cerimônia de premiação durante o Seminário Nacional da Aesbe; a reestruturação do Podcast “É Basico”; e estratégia de divulgação dos produtos da Aesbe pelas companhias associadas. A Câmara Técnica de Comunicação e Imprensa (CTCI) da Aesbe é uma plataforma robusta para fortalecer e inovar na comunicação sobre o saneamento nacional.

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