Programas e iniciativas voltados à gestão de resíduos sólidos ganha novos horizontes dentro do universo do saneamento

Tradicional evento de saneamento ocorre em setembro, em Poços de Caldas, em Minas Gerais


O pioneirismo de Santo André frente às ações, programas e iniciativas voltados à gestão de resíduos sólidos ganha novos horizontes dentro do universo do saneamento ao ter diversos trabalhos técnicos selecionados para exposição em congressos e seminários temáticos. 

Recentemente, a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) divulgou a lista dos trabalhos escolhidos para troca de experiências durante o seu 51º Congresso Nacional de Saneamento). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) teve quatro apresentações selecionadas.

O evento, que ocorre em setembro – entre os dias 18 e 22 – na cidade mineira de Poços de Caldas, é mais uma oportunidade que a autarquia tem de mostrar as iniciativas positivas desenvolvidas no município. De acordo com a organização do congresso, São Paulo é o Estado com maior número de trabalhos selecionados, com 49 experiências e, na região do ABC, apenas Santo André teve trabalhos escolhidos.

A autarquia compartilhará os resultados dos projetos Do Sólido ao Gasoso (que trata do reaproveitamento dos gases produzidos no Aterro Sanitário Municipal para geração de energias elétrica e/ou veicular); programa Moeda Verde; a gestão de resíduos e a relação com o ampliação do Aterro Sanitário; e o papel das Estações de Coleta na destinação dos resíduos sólidos domiciliares. 

“A seleção de trabalhos técnicos permite compartilhar ações e projetos desenvolvidos no município e, ainda, valorizar as atuações dos funcionários frente a esses espaços de troca de experiências”, comenta o superintendente-adjunto do Semasa e diretor de Resíduos Sólidos, Edinilson Ferreira dos Santos.

Neste ano, o Semasa também expôs trabalhos durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), em maio. Naquela ocasião, foram selecionadas as experiências sobre o programa Meu Condomínio Recicla e as políticas públicas voltadas à valorização dos catadores autônomos de materiais recicláveis em Santo André. 

Encontros como estes são importantes para que os técnicos da autarquia também possam conhecer as iniciativas de outros municípios, além de trocar conhecimentos com outros especialistas do saneamento. Em Santo André, além do Semasa, o Consórcio Intermunicipal ABC também teve um trabalho escolhido para exposição, sob a temática dos resíduos de construção civil.

| Texto: Paloma Alvarez
imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-0142
| Fotos: Divulgação/Semasa

Publicidade