Projetos universitários vencedores da 4ª edição do Prêmio Inovação Social Amanco Wavin

Os projetos vencedores promovem melhorias no bem-estar das comunidades e a conscientização sobre a importância do saneamento na saúde da população 


Os projetos universitários vencedores da 4ª edição do Prêmio Inovação Social Amanco Wavin foram anunciados no Evento Nacional da Enactus Brasil (Eneb) – 25 anos em ação, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo por meio da ação empreendedora.

Assim como na edição passada, além de entregar um prêmio para o primeiro colocado, a Amanco Wavin, marca comercial da Orbia e uma das maiores fabricantes de tubos e conexões do mundo, também premiou o grupo que conquistou o segundo lugar no pódio. O projeto Verde-Água, do Enactus Instituto Mauá, foi o campeão dessa edição do prêmio, recebendo R$ 8 mil. O projeto Grafite, do time Enactus UNISC, conquistou o segundo lugar, levando o prêmio de R$ 4 mil. O dinheiro será usado para o desenvolvimento e continuação dos projetos.

Projetos - O projeto Verde-Água tem como principal objetivo promover a democratização do acesso ao saneamento por meio da construção de um biodigestor ecológico e inovador. Devido ao baixo custo e dimensão reduzida de instalação, o dispositivo pode ser utilizado em comunidades rurais e urbanas que ainda não têm acesso ao saneamento básico, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

“Com o estabelecimento do projeto na comunidade do Riacho Grande, o modelo de negócio do Verde-água será orientado pelo lodo gerado em estações de tratamento de esgoto (ETEs). Pouco aproveitada no Brasil, essa substância, devido ao seu alto índice de matéria orgânica, tem grande potencial no mercado agrícola sustentável”, explica?Clara Franzini Michelucci, integrante do time Enactus Mauá. ?Além disso, a iniciativa Verde-Água visa promover a conscientização ambiental e a educação sobre a importância do saneamento para a saúde e o bem-estar da população.

Já a iniciativa Grafite desenvolveu uma horta, em conjunto com os estudantes do 7º e 9º ano da Escola Professor José Wilke. No processo, os alunos aprendem sobre empreendedorismo, sustentabilidade e educação financeira, o que é reforçado por meio de dinâmicas organizadas pelo time Enactus UNISC, alinhadas com a temática da horta.?“As verduras produzidas na horta são comercializadas em uma feira para os pais dos alunos e comunidade escolar no geral. Com o retorno financeiro, são realizados investimentos na horta, aquisições de itens para os estudantes e melhorias na instituição. Após um dos eventos, por exemplo, foi possível trocar o piso de uma das salas de aula, que necessitava de reparos”, comenta?Eduardo Baldo Moraes, do time Enactus UNISC.

“Os projetos valorizam a conscientização da população na resolução dos problemas ambientais e sociais, realizando diversas ações na comunidade, todas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, alinhados ao posicionamento sustentável da Amanco Wavin”, comenta Glaucia Faria, gerente de Sustentabilidade da Amanco Wavin.

Para conquistar esse resultado, as equipes finalistas tinham como desafio utilizar os produtos da Amanco Wavin de forma inovadora em seus projetos, sempre com o viés sustentável em prol da melhoria social de uma comunidade. Para isso, cada time recebeu os produtos necessários e a mentoria de especialistas da empresa para o desenvolvimento de cada iniciativa, além de uma bolsa-auxílio em dinheiro. Ao final do Prêmio Inovação Social Amanco Wavin, os grupos finalistas foram avaliados por uma banca de jurados composta por renomados profissionais especialistas em ESG.

Saiba mais sobre os projetos no site Enactus Brasil.?

Priscila Gomes <priscila.gomes@ketchum.com.br>

Publicidade