Copasa e o ITB assinam termo para avançar na universalização do saneamento até 2033
Instituto Trata Brasil -
Nos municípios mineiros onde a Copasa detém a concessão o fornecimento de água tratada já ultrapassou a meta da nova legislação, atingindo o índice de 99,6
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o Instituto Trata Brasil assinaram neste mês um termo de associação com o intuito de desenvolver novas ações e soluções para avançar na universalização do saneamento até 2033. As metas do Novo Marco Legal do Saneamento determinam que, em dez anos, o país alcance o índice de 99% de cobertura de água tratada e 90% de esgoto coletado e tratado.
Nos municípios mineiros onde a Copasa detém a concessão o fornecimento de água tratada já ultrapassou a meta da nova legislação, atingindo o índice de 99,6%. Os esforços da Companhia agora são nas obras de esgotamento, que ainda precisam avançar para a universalização. O índice atual de esgoto coletado e tratado pela Copasa está em quase 80%, ou seja, 10% a menos do que determina o Novo Marco.
Diante desse desafio, o presidente da Copasa, Guilherme Duarte, destacou os recursos recordes que a empresa vem investindo para avançar no saneamento e ressaltou que essa associação com o Instituto vem para somar os esforços. “É muito importante para a Companhia ter como aliado o Trata Brasil. Essa associação é mais uma demonstração da união de esforços para garantirmos ao cliente da Copasa serviços eficientes e de qualidade. Em termos de obras também estamos com uma perspectiva muito boa para que a Companhia atinja a universalização dos seus serviços dentro do que o Novo Marco preconiza. Nos últimos meses, passamos de 72% para quase 80%, o que demostra uma evolução muito grande em pouco tempo”, afirmou.
A presidente do Trata Brasil, Luana Pretto, reconheceu a estrutura de governança da Copasa que, segundo ela, possui um histórico com excelentes evoluções e perspectivas de universalização em relação ao saneamento. “Essa associação é fundamental para buscar soluções, produzir conteúdo e garantir que a população seja beneficiada com esses serviços, que promovem o desenvolvimento econômico e social tanto do Estado quanto do país como um todo. A gente acredita que o saneamento é uma força motriz de transformação social aonde ele chega e, com essa união de esforços, pretendemos então conscientizar a população a respeito da importância do acesso e promover formas de engajamento e fortalecimento do tema para que as metas do Novo Marco Legal sejam atingidas”, completou.
Contato imprensa:
Ivan Rocatelli – Supervisor de Comunicação
Isabella Falconier – Trainee de Comunicação