Presidente da ABAS recebe Medalha do Mérito por seu trabalho em defesa do uso sustentável das águas subterrâneas
Timepress |Comunicação e Conteúdo -
A premiação aconteceu durante a 78ª SOEA – Semana Oficial da |Engenharia e Agronomia, realizada pelo CONFEA e CREA RS, que reuniu na cidade de Gramado
O presidente da ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, o geólogo José Paulo Godoi Martins Netto recebeu do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia no dia 9 de agosto, a Medalha do Mérito 2023 por seu trabalho em defesa do uso sustentável das águas subterrâneas no Brasil.
A premiação aconteceu durante a 78ª SOEA – Semana Oficial da |Engenharia e Agronomia, realizada pelo CONFEA e CREA RS, que reuniu na cidade de Gramado mais de cinco mil pessoas, entre 8 e 11 de agosto. Além da premiação, o evento impulsionou discussões vitais sobre os avanços tecnológicos, inovações e ações necessárias para garantir um desenvolvimento responsável da Engenharia, Agronomia e Geociências em âmbito nacional e internacional.
A Medalha do Mérito CONFEA/CREA é a do setor no Brasil e foi concedida ao presidente da ABAS e CEO da MAXIAGUA em reconhecimento pelo seu trabalho ao longo de sua carreira profissional e contribuição efetiva no Marco Regulatório do Saneamento e Portaria de Padrões de Portabilidade no Brasil, em defesa das águas subterrâneas. Trata-se de um prêmio de grande prestígio nacional, conferido apenas aos profissionais com longa e comprovada história de sucesso em suas áreas de atuação.
Estrada longa e vitoriosa
A ABAS desempenha um papel fundamental no estudo, pesquisa e preservação das águas subterrâneas no Brasil desde 1978. José Paulo Netto, como presidente, lidera a associação com responsabilidade, promovendo de diferentes formas a conscientização sobre a importância desse recursos hídricos para a sociedade e buscando soluções para seu uso racional. Além da ABAS, José Paulo é consultor da ONU/UNESCO, Instrutor da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidente a da AHLSUD - Asociación Latinoamericana de Hidrología Subterránea para el desarrollo, Capítulo Brasil.
O trabalho desenvolvido por José Paulo Netto inclui a promoção de eventos de repercussão mundial, como o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas, Congresso Internacional do Meio Ambiente Subterrâneo, Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, seminários e cursos por todo o país, bem como a disseminação de campanhas de regularização de poços. Estimula debates, propõe políticas públicas e fomenta a troca de experiências entre profissionais da área, bem como a cooperação entre as entidades e o desenvolvimento de boas práticas.
Tais atividades são de extrema importância para a compreensão dos processos hidrogeológicos e a identificação de áreas de recarga e a proteção de aquíferos, garantindo sua disponibilidade para as futuras gerações.
Por meio da sua atuação à frente da ABAS, José Paulo Netto contribui ainda para a pesquisa científica e avanços tecnológicos relacionados às águas subterrâneas e leva a experiência brasileira para ações globais como o Fórum Mundial da Água 2023 em Nova York.
Segundo o CONFEA, a liderança e comprometimento de José Paulo Netto tem sido fundamentais para promover a conscientização sobre a importância dos recursos naturais e estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis para as águas subterrâneas, vitais para a saúde do planeta.
“Para mim essa homenagem é uma honra imensa,” diz o presidente da ABAS. “É o reconhecimento de todo um trabalho, não só do José Paulo, mas também aos princípios da moral , da ética e responsabilidade profissional em busca de um país melhor.”
Mais Informações
ABAS – www.abas.org
CONFEA - https://www.confea.org.br
https://www.confea.org.br/definidos-homenageados-com-laurea-ao-merito- durante-78a-soea
Informações para imprensa
Cristina Bighetti – Timepress |Comunicação e Conteúdo