Oficina para subsidiar plano de ação de saneamento rural

Estiveram presentes representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas com atuação na área, visando enriquecer a discussão e subsidiar


Mais uma iniciativa da ABES-SP está sendo construída pela melhoria do Saneamento Rural. A Seção São Paulo, em parceria com a Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (SEMIL), promoveu em sua sede, na sexta-feira, 11 de agosto, a Oficina para subsidiar a construção do plano de ação de saneamento rural. 

O encontro reuniu contribuições e identificou tendências relevantes para a elaboração do Plano de Ação de Saneamento Rural no Estado de São Paulo. Neste âmbito, foram convidados representantes de instituições públicas, privadas e acadêmicas com atuação em saneamento rural, visando enriquecer a discussão e subsidiar a construção do plano, garantindo, assim, a melhoria do saneamento, da saúde e da qualidade de vida das pessoas no estado. A realização teve apoio da APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp, AESAN – Associação dos Especialistas em Saneamento e o G9 – Grupo de Mulheres Especialistas em Saneamento e organização, pela ABES, das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas. 

Participaram da reunião: Samanta Souza, subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Ana Laura Pires Nalesso e Meunim Rodrigues de Oliveira Jr, da SEMIL; Dinoel Pedroso Rocha, prefeito da Estância Turística de Eldorado;Helder dos Santos Cortez, da CAGECE; Caio Fontana, da Fundação Vanzolini; Rafael Guimarães,da ONG Preservalle – Soluções Ambientais Inteligentes; Wolfgang Schwaab, da MACS Energy & Water; Wilson Lopes, da Embrapa; Isabel Figueiredo, da CATI; Rodrigo Bloes, da Prefeitura de Capão Bonito; Sergio Razera; diretor Presidente Fundação Agência de Bacia PCJ, e as integrantes do G9 Eliana Kitahara e Francisca Adalgisa (que também participou pela APU).

A subsecretária da SEMIL, Samanta Souza, ressalta que este é um evento muito importante para a construção de políticas públicas de saneamento para o nosso estado. “Vários especialistas renomados participam na construção desse trabalho. Para nós, é muito relevante. Só tenho a agradecer à ABES por nos acolher para estimular essa discussão dentro do setor de saneamento”.  

Caio Fontana, professor da Universidade Federal de São Paulo, representou a Fundação Vanzolini, envolvida no estudo do saneamento rural do estado de São Paulo junto à Funasa São Paulo em 2021 e 2022. “Este evento procura buscar uma luz pra essa questão do saneamento rural, para que se crie um planejamento estratégico, onde se discutam as soluções e, assim, contarmos com o melhor caminho para resolver a curto e médio prazo esses problemas que vêm afligindo as populações da área e saneamento rural”, frisa o acadêmico.

O prefeito de Eldorado, Dinoel Pedro Rocha, considera a reunião uma grande contribuição ao saneamento. “Envolveu pessoas brilhantes fazendo palestras e perguntas e que, com certeza, agregará muito na condição de achar soluções e políticas voltadas ao saneamento rural”.

Meunim Rodrigues de Oliveira, coordenador de Saneamento da Subsecretaria de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de SP, celebra a realização e destaca que este é um trabalho que precisa ser difundido. “Foi um evento excelente com grande participação, ótimas apresentações e muito enriquecedor para podermos ter outras etapas para o desenvolvimento deste plano de ação tão importante, visando atender às áreas rurais e distritos mais distantes, urbanos as áreas informais. Somente com grande mobilização, tudo e todos pelo saneamento, é que vamos conseguir fazer isso. Precisamos divulgar cada vez mais as informações sobre o setor”. 

A engenheira Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Saúde Ambiental e de Resíduos Sólidos da ABES-SP, ressalta o alto nível das discussões. “Tivemos palestrantes que trouxeram suas experiências relevantes para o tema de saneamento rural. Esta oficina vai trazer subsídio para que o Governo do Estado possa criar um plano de ação no foco do saneamento rural. Parabéns à ABES e à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, que esteve junto, elaborando e organizando esse evento, e aos apoiadores APU, AESAN e G9”.

Para o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall, o planejamento é fundamental para o saneamento. “Eu sou uma pessoa do planejamento. Precisamos ter informação, conhecer melhor qual é nossa demanda e olhar com muita seriedade a questão dos investimentos e as soluções. Estas têm que ser adequadas e devem se manter de pé em relação às demandas. “O tema é extremamente importante para a ABES. Eu diria que a ABES é a casa do saneamento, a entidade mais atuante do setor.”, pontua o engenheiro.

Publicidade