2º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade

Com palestras de representantes de empresas e organizações, evento discutirá temas como transição energética, ecodesign, greenwashing e economia verde


Aliar proteção ao meio ambiente e crescimento econômico, com redução das desigualdades, enfrentamento das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, é uma das discussões centrais da sociedade atualmente - e das décadas por vir. Para debater o tema, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) realiza, no dia 31 de agosto, o 2º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade.

O evento será realizado no auditório da AYA Earth Partners, que faz parte do Complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, integrado a uma área de três hectares de Mata Atlântica. Primeiro hub de economia verde do País, o local tem três pavimentos e terraço com projetos sustentáveis, com baixa pegada de carbono e luz natural.

A programação traz casos de sucesso de sustentabilidade nos negócios, assim como promove a troca de experiências entre empresas, investidores e organizações que buscam em suas atividades contribuir com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para implementação da Agenda 2030, concebida no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). Os temas vão de proteção dos oceanos a ecodesign, passando por hidrogênio verde e geração de renda para comunidades amazônicas. 

“A capacidade do ser humano de transformar o ambiente em que vive lhe impõe, tanto no nível individual como coletivo, inclusive nas organizações, uma enorme responsabilidade. Dentro de um espírito participativo e colaborativo, o propósito do Fórum é de facilitar o acesso à informação por meio de debates e reflexões no campo socioambiental, trazendo uma pequena, mas muito significativa amostra de boas práticas no contexto da bioeconomia e sustentabilidade, de modo que possam ser replicadas e continuamente aprimoradas”, diz Fernando Tabet, especialista em Direito Ambiental e sócio do Tabet Advogados, padrinho do Fórum e líder da Comissão de Bioeconomia da CCIFB.

A palestra de abertura será “O combate ao greenwashing”, apresentada por Juliana Lopes, Diretora de Natureza e Sociedade do CEBDS Em seguida, acontecem três painéis. O tema do primeiro, com moderação de Marina Bragante, diretora de políticas públicas da AYA Earth Partners, será “A biotecnologia a favor da bioeconomia e da biodiversidade”.

O segundo painel, com moderação de Ricardo Novaes Serra, Diretor Energia e Cidades Sustentáveis na Egis, será “Sustentabilidade ambiental na indústria, construção civil e geração de energia”. O terceiro painel, ‘“Soluções inovadoras para proteção das águas,” terá moderação de Tabet. 

Entre os palestrantes está Fabricio Moreira, vice-presidente de gestão industrial para a América Latina da Saint-Gobain, empresa que desenvolve soluções sustentáveis para a construção civil. “O setor representa hoje 40% das emissões globais”, alerta o executivo. 

Também foram convidados Natalie Figueiredo e Marcus Vallero, respectivamente diretora de operações industriais e gerente de vendas da Veolia, empresa especializada em gestão de água. 

Lucas Rodriguez, diretor de transição energética da Air Liquide, companhia que atua no segmento de gases industriais, falará sobre o benefício e potencial do uso do hidrogênio. Outro tema será a importância da biodiversidade na indústria farmacêutica, tema abordado por Antonio Santos, Líder Global para Assuntos Médicos da Sanofi. 

A França, assim como o Brasil, enxerga a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades como prioridades para a construção de uma sociedade melhor. O governo francês há muito tempo se posiciona a respeito desses temas, com ênfase no problema das mudanças climáticas. A CCIFB, por sua vez, é a primeira e única câmara de comércio bilateral no Brasil a manter uma comissão voltada exclusivamente para o debate sobre o desenvolvimento da bioeconomia.

“Ao mesmo tempo em que favorece a aproximação entre pessoas e organizações em torno do enfrentamento de desafios e o aprimoramento de boas práticas em matéria de responsabilidade socioambiental, a Comissão de Bioeconomia da CCIFB cria oportunidades de negócios nesse campo para os seus associados”, declara Fernando Tabet.

A diretora-executiva nacional da Câmara, Corinne Fontenelle, fará o encerramento do evento. O 2º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade acontece das 8h às 13h. Para associados da Câmara de Comércio e parceiros da rede francesa no Brasil, a entrada é gratuita. O ingresso custa R$ 100. O endereço é Alameda Rio Claro 28, 6º Andar, Auditório.

Laura Palma
atendimento
laura.palma@lamcomunicacao.com

Publicidade