Programa Integra Tietê foi tema de webinar
AESabesp -
Realizado pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp
Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da Associação participou como moderadora do evento, que foi realizado de forma online, nesta quinta-feira, 24. No próximo dia 31, haverá uma sessão de pitch, às 14h.
O programa Integra Tietê foi tema de um webinar realizado na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp.
Na ocasião, foram apresentados os planos do Governo do Estado de São Paulo para o Rio Tietê, além dos trabalhos já realizados até o momento. Os moderadores foram Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, e Thales Demarchi, especialista em tecnologias do meio ambiente do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.
O primeiro palestrante foi Jeff Hamilton, Cônsul Comercial dos Estados Unidos em São Paulo. Em seguida, Meunim Oliveira representou a Coordenadoria de Saneamento da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística no webinar. Por fim, a apresentação foi feita por Mara Ramos, Superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE do Estado de São Paulo.
Após as apresentações dos detalhes do IntegraTietê no webinar, foi reproduzido um vídeo sobre as ações já realizadas em prol do desassoreamento do rio (confira aqui). Ao final, foram respondidas as dúvidas dos participantes.
O evento conta com apoio da Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e do Meio Ambiente (Asec Cetesb) e Instituto de Engenharia de São Paulo.
Sobre o IntegraTietê
O programa IntegraTietê foi lançado em março deste ano pelo Governo do Estado. A iniciativa prevê uma série de medidas de curto, médio e longo prazo visando a despoluição do Rio Tietê. A previsão é que, até 2026, sejam investidos R$ 5,6 bilhões na ampliação da rede de saneamento básico, desassoreamento, gestão de perdas, melhorias no monitoramento da qualidade da água, e recuperação de fauna e flora, entre outras medidas.
O nome do programa dá a diretriz da atuação esperada para o Tietê: integração entre governo, iniciativa privada e sociedade civil. Entre as principais mudanças estão a estruturação de Parcerias Público-Privadas – PPPs para desassoreamento do rio e seus afluentes; a proposta de transformação do DAEE em Agência SP Águas; além de um modelo de contratação para esgotamento focado em gestão por resultados, que prevê a remuneração por número de clientes conectados e melhoria dos indicadores de qualidade da água do rio.
Além deste webinar, será realizada uma sessão de pitch, agendada para 31 de agosto, quinta-feira, às 14h.