ABES-SP e Subseções para a gestão 2023-2025 tomam posse
ABES -
Celebrando o início do segundo mandato do presidente Luiz Pladevall e seu vice, Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior, a solenidade lotou o Espaço Kaza Fendi
Mais de 150 convidados, entre associados, representantes do governo estadual, da capital paulista e outras cidades de SP, representantes da Sabesp e profissionais de entidades do saneamento, prestigiaram o evento, que aconteceu no Espaço Kaza Fendi. Luiz Pladevall segue à frente da seção para mais uma gestão ao lado de seu vice, Nivaldo Rodrigues.
A nova Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) e Subseções para a gestão 2023-2025 tomaram posse nesta quinta-feira, 24 de agosto. Celebrando o início do segundo mandato do presidente Luiz Pladevall e seu vice, Nivaldo Rodrigues da Costa Júnior, a solenidade lotou o Espaço Kaza Fendi, na capital paulista.
Mais de 150 convidados, entre associados da ABES, representantes do governo estadual, da capital paulista, diretores e superintendentes da Sabesp e profissionais de entidades do setor de saneamento, prestigiaram o evento. Confira o álbum de fotos.
Tiveram fala durante a solenidade Mara Ramos, superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, representando o governador Tarcísio de Freitas, Gilberto Natalini, Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de SP, representando o prefeito Ricardo Nunes; André Salcedo, que esteve presente para parabenizar a nova diretoria, mas foi representado no discurso oficial pelo diretor de Operações da companhia, Roberval Tavares de Souza; e Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES, além de Luiz Pladevall e Nivaldo Rodrigues.
Em seu discurso de posse, o presidente Luiz Pladevall destacou as realizações de sucesso e os desafios da gestão 2021-23. “Nestes últimos anos, a ABES São Paulo tem trabalhado incansavelmente para avançar ainda mais em nossa missão de promover o saneamento e a qualidade ambiental em nosso estado. Foram dois anos de transformações e inovações que nos permitiram fortalecer nossa atuação e impacto no setor de saneamento”, frisou.
Entre as ações da seção, Pladevall ressaltou o fortalecimento de parcerias estratégicas, citando a colaboração com a Sabesp, agências reguladoras, universidades, prefeituras, instâncias e órgãos do estado. Destacou a formação e capacitação profissional, lembrando que nos próximos anos, “a universalização demandará muitos investimentos e haverá a necessidade de formação profissional para toda a cadeia produtiva e a ABES-SP está se preparando para este desafio”. Comentou também o engajamento da nova geração, com a integração do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-SP) com estudantes universitários e jovens fomentando a entrada de inovadores e novos talentos no setor; e enfatizou a importância do trabalho das 5 Subseções estaduais no quesito regionalização e integração. O presidente reforçou ainda as questões da inovação e do debate por meio da participação ativa nas câmaras técnicas da ABES-SP e a colaboração intensificada com as câmaras temáticas da ABES. Os eventos presenciais e virtuais também foram destacados no discurso. Pladevall reiterou que a seção vem promovendo encontros que mesclam o incentivo ao compartilhamento do conhecimento e a abertura de novos negócios e networking, como o Bar da ABES-SP e o Café com Tecnologia.
“Nossas conquistas até o momento são notáveis, mas temos plena consciência de que há muito mais a ser feito. A universalização do saneamento ainda é uma meta a ser perseguida com determinação, e temos um compromisso inequívoco em continuar liderando essa jornada”, sublinhou o presidente. “A nova diretoria e conselho da ABES-SP está ciente de seus deveres e entusiasmada a impulsionar nosso setor rumo a um futuro de excelência e sustentabilidade. O fortalecimento das Subseções e do JPS será prioritário nesta gestão, visando ao aumento da participação associativa e da representatividade da nossa seção estadual”, reforçou Luiz Pladevall. Leia a íntegra do discurso aqui.
“A ABES é uma das instituições mais respeitadas do nosso meio”, disse Mara Ramos, superintendente do DAEE-SP e conselheira da Seção SP. “Precisamos avançar muito no saneamento e a ABES tem um papel fundamental nessa coalizão de profissionais, entidades e ideias e ambiente democrático de discussão e diversas opiniões a respeito de como fazer o saneamento avançar no Brasil”, expressou. “Estou muito feliz por esse momento e desejo que os próximos anos e ciclos dessa diretoria sejam profícuos e que possamos contribuir com o que há de melhor em técnica, tecnologia e em conhecimento”, declarou Mara. “Se a Nathalia Resende [Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP] tivesse aqui ela teria dito o seguinte: ‘A ABES tem um importante papel nesse desenvolvimento do saneamento no Brasil e em São Paulo porque fornece subsídio e ambiente para podermos discutir ideias, divergir e chegar em conceitos importantes para que possamos, de fato, melhorar nossos serviços”, comentou também a superintendente do DAEE.
Gilberto Natalini enfatizou a contribuição que a ABES deu para São Paulo e para o Brasil na questão do saneamento e do meio ambiente, da profusão de água, do tratamento dos resíduos e dos esgotos. Também falou sobre mudanças do clima e disse que espera contar com a colaboração da associação nesta questão. “Nosso desafio é colocar o poder público e municipal de São Paulo à altura do desafio que ameaça a existência da própria humanidade. Contamos muito com a parceria da ABES. Vocês são muito importantes nesse processo de socorro e apoio”, concluiu antes de parabenizar a nova diretoria da Seção SP.
Representando André Salcedo, presidente da Sabesp, o diretor de Operações da empresa, Roberval Tavares, iniciou sua fala, reforçando que “a ABES é a Associação mais representativa do saneamento no nosso país. E quando trazemos isso para São Paulo, temos muito a agradecer a esta Associação pelo fato de ela ter contribuído e muito no desenvolvimento do Estado de São Paulo. Sabemos que temos muito a avançar, mas sabemos da história do quanto avançamos nestes 57 anos da ABES”, pontuou. Ele mencionou a forte parceria da entidade com a Sabesp, que completa 50 anos em novembro deste ano. “Muitos falam que não existe ABES sem a Sabesp, eu digo que não existe Sabesp sem a ABES. Efetivamente, a Associação permite que levemos o debate técnico em todos os processos que nós temos com relação ao saneamento, de forma democrática, em que as várias visões se compõem. No fundo todo mundo quer a mesma coisa, todos nós, cidadãos paulistas, queremos SP com abastecimento de água, com coleta e tratamento de esgoto, com drenagem boa e com eficiência, e com os resíduos sólidos sendo bem tratados e destinados”, discursou Roberval. “A ABES permite esse debate amplo e permite o crescimento de todos os sanitaristas do Brasil. É uma referência hoje para o nosso país. Noite de festa, parabéns Pladevall, Nivaldo. Conte com a Sabesp e a Sabesp conta com vocês”, finalizou o diretor da Sabesp.
O presidente nacional da ABES, Alceu Guérios Bittencourt também enfatizou a pluralidade da ABES. “ É uma entidade com vários instrumentos de ação. Acabamos de fazer o nosso Congresso em Belo Horizonte, que foi uma síntese desse momento, um congresso de muita representatividade, muita presença, muita dinâmica, muita diversidade, em todos os sentidos. Vamos fazer no ano que vem, a Brazil Water Week, que é o nosso evento internacional, teremos o Seminário de Perdas neste ano, o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento”, elencou o executivo. Alceu também falou da importância da Seção SP, “um pilar dentro da ABES que precisa ser reconhecido e ressaltado”. O presidente nacional citou como exemplo a plataforma dos Acervos Técnicos, “uma plataforma de multimídia de acesso aos sócios, que foi uma grande ideia gestada pela ABES-SP”, frisou. “É uma satisfação muito grande, quero cumprimentar o Pladevall, o Nivaldo e toda a equipe da diretoria pelo trabalho na gestão de uma renovação, que é uma gestão de continuidade também. Contamos na ABES com a continuidade dessa parceria. Desejo os melhores votos na gestão nova e que dê continuidade ao trabalho que vem sendo feito”, concluiu o presidente nacional da ABES.
O vice-presidente da ABES-SP, Nivaldo Rodrigues, abriu seu discurso reforçando a importância da ABES para o setor – uma entidade democrática, plural e respeitada – e da paixão pelo saneamento. “A meu ver, é respeitada porque é feita com muita paixão pelo saneamento”, frisou. “Sabemos que o saneamento pode prover e o impacto que traz para a vida das pessoas quando há falta dele. Somos sanitaristas e sabemos da importância deste trabalho. Acreditamos também em saneamento inclusivo, redutor de desigualdades sociais e provedor de desenvolvimento. Nunca deixaremos de ser sanitaristas. Isso vira um propósito porque vai muito além de levar qualidade de vida, é levar vida mesmo. Temos muito trabalho e faremos com muita paixão”, frisou o vice-presidente.