ABRAFILTROS apresenta o primeiro episódio do videocast Conversa com o Associado
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa -
O programa “Conversa com o Associado” tem como objetivo apresentar a história, produtos e serviços dos associados, bem como o que essas empresas têm
A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, acaba de apresentar o primeiro episódio do videocast “Conversa com o Associado”, transmitido no seu próprio canal do YouTube. “Nossa proposta é trazer inform ações sobre a história, os produtos e serviços dos associados, além de novidades, análises e perspectivas da empresa e do mercado”, explicou Adriano Bonazio, Gerente de Comunicação e Marketing da ABRAFILTROS, que também é o entrevistador do videocast.
Durante o videocast, o entrevistado Alex Alencar, diretor da Engefluid, associada desde 2017, falou sobre diversos assuntos, entre eles, um pouco do início da sua carreira profissional, a chegada à Engefluid e à Abrafiltros, tópicos que precisam ser consolidados em filtração hidráulica, capacitação dos profissionais, bem como investimentos e manutenção de equipamentos e máquinas do segmento, além das perspectivas de futuro.
Alencar, que começou trabalhando com controle de fluidos em pneumática em 1992, passou a atuar com filtração em 1996, quando o mercado já estava aberto às importações e, portanto, com alguma disponibilidade de produtos mais evoluídos em termos tecnológicos. Mas, apesar de haver máquinas modernas, a maioria dos usuários recorria a elementos filtrantes que nem sempre atendiam às necessidades técnicas do equipamento devido à dificuldade de ainda encontrá-los no mercado brasileiro. “Tivemos que trabalhar essa cultura da equipe de manutenção, pois nem sempre filtros dimensionalmente iguais co ntém a tecnologia necessária que o equipamento demanda”, comentou Alencar, ressaltando que, como o mercado se renova, esse trabalho continua, mas com um pouco mais de facilidade já que a nova geração é mais aberta ao aprendizado. No entanto, relatou que, hoje, há poucos profissionais habilitados já que a filtração hidráulica é muito específica, sem contar a desindustrialização.
Fábricas investem em maquinários e monitoramento - Destacou também que, atualmente, as fábricas operam com máquinas modernas, equipadas com alta tecnologia, e, muitas vezes, por 24 horas sem paradas e com movimentação hidráulica constante. Por isso, frequentemente, contam com monitoramento online de todos os processos e sistemas, inclusive do nível de limpeza do óleo, e com limite de contaminação já estabelecido. “Se, eventualmente, algum parâmetro sair do previsto, instantaneamente, a equipe de manutenção é avisada”, disse Alencar, relatando a preocupação das indústrias de grande porte e até de algumas com portes menores com o monitoramento online. “Um dos fatores dessa preocupação é que fazer manutenção corretiva é bem mais caro já que a hora de uma máquina parada gera alto custo e componentes adquiridos às pressas também”, ressaltou.
Um pouco sobre o futuro – Para ele, a evolução tecnológica no setor de hidráulica, bem como de filtração, continua. Muitas vezes, em passos não tão rápidos, pois o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias demandam prazos longos. “Há muito trabalho de pesquisa e engenharia, os mais variados testes e custo elevado para o desenvolvimento”, disse.
Acredita que muitas inovações em termos de tecnologia e produtos virão no futuro, focando em melhores resultados para o meio ambiente. “Aprimoramento em matérias-primas e ou na construção do elemento filtrante pode, por exemplo, consumir menos energia, elevar a durabilidade do produto, entre outros benefícios”, esclareceu.
Também enfatizou que apesar dos avanços de maquinários totalmente elétricos, sistemas hidráulicos e de lubrificação não deixarão de existir por muito tempo devido à relevância da força hidráulica.
Um pouco da história da Engefluid - Em 2017, já com a Engefluid, localizada, hoje, no bairro do Ipiranga, em São Paulo/SP, passou a ser distribuidor exclusivo da Hydac, marca alemã que conta com produtos voltados à hidráulica e filtração, automação e controle, entre outros. “Hoje, estamos voltados quase que 100% para produtos ligados ao óleo hidráulico e lubrificante, mas podemos atuar com outros fluidos e não descartamos a atuação em outras linhas”, afirma o diretor da Engefluid, empresa que atende toda a região metropolitana de São Paulo e Baixada Santista.
Para assistir o primeiro episódio na íntegra, basta acessar o link https://youtu.be/6zOzUZiMDGY, aproveite para se inscrever no canal do YouTube da Abrafiltros e acompanhar as novidades do setor.
Para saber mais sobre a Engefluid, basta acessar: http://www.engefluid.com.br/.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria