Membros da diretoria e conselhos da ABES-MG eleitos para o mandato 2023-2025 tomam posse

A cerimônia que oficializou André Horta como presidente e sua vice Alice Libânia aconteceu nesta segunda (4), no auditório do Crea Minas, em Belo Horizonte


Os membros da diretoria e conselhos da Seção Minas Gerais, eleitos para o mandato 2023-2025, tomaram posse em 4 de setembro de 2023. A cerimônia, realizada no auditório do CREA Minas, em Belo Horizonte, contou com presença dos principais atores políticos e acadêmicos do saneamento e meio ambiente em Minas Gerais.

Compuseram a mesa solene a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Carvalho de Melo, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, o vice-presidente da FIEMG, Marcos Vinícius Rocha Savoi, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, representando o prefeito Fuad Noman, o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, Murilo de Campos Valadares, a deputada estadual, Ana Paula Siqueira,  a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Neli Medeiros, o diretor Guilherme Frasson, representando o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, o diretor Sudeste da ABES, Nelson Guimarães, representando o presidente Alceu Guérios, e o coordenador  nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, Witan Silva.

A ex-presidente Flávia Mourão, que no mandato atual assume a vaga de 1ª tesoureira, agradeceu o apoio recebido durante sua gestão. Flávia destacou os desafios enfrentados pelo setor de saneamento e relembrou a importância de eventos como o 32º Congresso da ABES, realizado neste ano em Belo Horizonte, para promover o debate entre os diversos atores do setor. E finalizou desejando ao novo presidente, André Horta, e aos demais membros da diretoria, sucesso na nova gestão.

O presidente André Horta também ressaltou o sucesso do Congresso e homenageou, tanto a atuação de Flávia Mourão, à frente da organização do evento, bem como a decisão do ex-presidente, Rogério Siqueira, que em 2019, fez um acordo com a Diretoria Nacional da ABES para trazer o congresso para Belo Horizonte. 

André agradeceu aos colegas de diretoria, em especial à vice-presidente, Alice Libânia, por aceitarem o desafio de dar continuidade ao trabalho na ABES-MG. “Para esse novo ciclo, planejamos uma ABES dinâmica, que continuará a oferecer aos associados um espaço de capacitação, engajamento pelo saneamento ambiental, inovação e networking”.

“Continuaremos a buscar a ampliação de nossa atuação e presença como representante da sociedade civil organizada, nos diversos espaços participativos. Além de criar instrumentos que garantam a sustentabilidade econômica da entidade, como os cursos de capacitação de alta qualidade que oferecemos”, frisou André.

“Pretendemos também incentivar, ainda mais, o Programa JPS, grupo essencial para a ABES e que contribui para preencher uma importante lacuna, que são as atividades voltadas para estudantes e recém-formados”, disse.

André Horta
“Durante essa gestão, esperamos cumprir a missão de continuar atuando em prol da sustentabilidade do desenvolvimento socioambiental e da universalização dos serviços de saneamento. Permaneceremos em nosso papel de “contribuir para o desenvolvimento do saneamento ambiental e promover atividades técnico científicas, político institucionais e de gestão, para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Temos credibilidade e boa relação com as entidades correlatas e vamos procurar sempre estreitar os laços existentes e construir novas parcerias”, afirmou.

Tomaram posse na ABES-MG para o mandato 2023-2025:

Presidente: André Amaral Horta

Vice-presidente: Alice Libânia Santana Dias

Diretores:

Andréa Pereira Fróes

Carlos Eduardo Tavares de Castro

Eduardo Luiz Rigotto

Pedro Gasparini Barbosa Heller

1ª Secretária: Pegge Sayonara Mendes

2ª Secretária: Karine Diniz Soares

1ªTesoureira: Flávia Mourão Parreira do Amaral

2ª Tesoureira: Leila Margareth Möller

Conselho Consultivo

Eduardo Coutinho de Paula

José Cláudio Junqueira Ribeiro

José Nelson de Almeida Machado

Maeli Estrela Borges

Maria Do Carmo Varella Bastos

Samir Abud Mauad

Conselho Fiscal

Bárbara Aiala Silva

Cícero Antônio Antunes Catapreta

Maria de Fátima Guimarães Gouvêa

Mônica Bicalho Pinto Rodrigues

Sônia Mara Miranda Knauer

Valter Vilela Cunha

Representante junto ao Conselho Diretor Nacional: Rogério Pena Siqueira

Publicidade