Membros da diretoria e conselhos da ABES-MG eleitos para o mandato 2023-2025 tomam posse
ABES -
A cerimônia que oficializou André Horta como presidente e sua vice Alice Libânia aconteceu nesta segunda (4), no auditório do Crea Minas, em Belo Horizonte
Os membros da diretoria e conselhos da Seção Minas Gerais, eleitos para o mandato 2023-2025, tomaram posse em 4 de setembro de 2023. A cerimônia, realizada no auditório do CREA Minas, em Belo Horizonte, contou com presença dos principais atores políticos e acadêmicos do saneamento e meio ambiente em Minas Gerais.
Compuseram a mesa solene a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Carvalho de Melo, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, o vice-presidente da FIEMG, Marcos Vinícius Rocha Savoi, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, representando o prefeito Fuad Noman, o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, Murilo de Campos Valadares, a deputada estadual, Ana Paula Siqueira, a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Neli Medeiros, o diretor Guilherme Frasson, representando o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, o diretor Sudeste da ABES, Nelson Guimarães, representando o presidente Alceu Guérios, e o coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, Witan Silva.
A ex-presidente Flávia Mourão, que no mandato atual assume a vaga de 1ª tesoureira, agradeceu o apoio recebido durante sua gestão. Flávia destacou os desafios enfrentados pelo setor de saneamento e relembrou a importância de eventos como o 32º Congresso da ABES, realizado neste ano em Belo Horizonte, para promover o debate entre os diversos atores do setor. E finalizou desejando ao novo presidente, André Horta, e aos demais membros da diretoria, sucesso na nova gestão.
O presidente André Horta também ressaltou o sucesso do Congresso e homenageou, tanto a atuação de Flávia Mourão, à frente da organização do evento, bem como a decisão do ex-presidente, Rogério Siqueira, que em 2019, fez um acordo com a Diretoria Nacional da ABES para trazer o congresso para Belo Horizonte.
André agradeceu aos colegas de diretoria, em especial à vice-presidente, Alice Libânia, por aceitarem o desafio de dar continuidade ao trabalho na ABES-MG. “Para esse novo ciclo, planejamos uma ABES dinâmica, que continuará a oferecer aos associados um espaço de capacitação, engajamento pelo saneamento ambiental, inovação e networking”.
“Continuaremos a buscar a ampliação de nossa atuação e presença como representante da sociedade civil organizada, nos diversos espaços participativos. Além de criar instrumentos que garantam a sustentabilidade econômica da entidade, como os cursos de capacitação de alta qualidade que oferecemos”, frisou André.
“Pretendemos também incentivar, ainda mais, o Programa JPS, grupo essencial para a ABES e que contribui para preencher uma importante lacuna, que são as atividades voltadas para estudantes e recém-formados”, disse.
André Horta
“Durante essa gestão, esperamos cumprir a missão de continuar atuando em prol da sustentabilidade do desenvolvimento socioambiental e da universalização dos serviços de saneamento. Permaneceremos em nosso papel de “contribuir para o desenvolvimento do saneamento ambiental e promover atividades técnico científicas, político institucionais e de gestão, para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Temos credibilidade e boa relação com as entidades correlatas e vamos procurar sempre estreitar os laços existentes e construir novas parcerias”, afirmou.
Tomaram posse na ABES-MG para o mandato 2023-2025:
Presidente: André Amaral Horta
Vice-presidente: Alice Libânia Santana Dias
Diretores:
Andréa Pereira Fróes
Carlos Eduardo Tavares de Castro
Eduardo Luiz Rigotto
Pedro Gasparini Barbosa Heller
1ª Secretária: Pegge Sayonara Mendes
2ª Secretária: Karine Diniz Soares
1ªTesoureira: Flávia Mourão Parreira do Amaral
2ª Tesoureira: Leila Margareth Möller
Conselho Consultivo:
Eduardo Coutinho de Paula
José Cláudio Junqueira Ribeiro
José Nelson de Almeida Machado
Maeli Estrela Borges
Maria Do Carmo Varella Bastos
Samir Abud Mauad
Conselho Fiscal:
Bárbara Aiala Silva
Cícero Antônio Antunes Catapreta
Maria de Fátima Guimarães Gouvêa
Mônica Bicalho Pinto Rodrigues
Sônia Mara Miranda Knauer
Valter Vilela Cunha
Representante junto ao Conselho Diretor Nacional: Rogério Pena Siqueira