Iguá Saneamento busca valorizar o consumidor para que todos tenham acesso facilitado à água e ao tratamento de esgoto
LAM Comunicação -
Empresa alcança 85% de atendimentos digitais, mais da metade pelo app Digi Iguá. Desenvolvida em festival de inovação interno, medição por hidrômetros
Consciente de que presta um serviço fundamental aos brasileiros, a Iguá Saneamento busca, em sua jornada, valorizar o consumidor para que todos tenham acesso facilitado à água e ao tratamento de esgoto. Nesta sexta-feira, 15 de setembro, data em que é comemorado o Dia do Cliente, a companhia celebra resultados que mostram a inovação alcançada no saneamento: hoje, 85% dos atendimentos aos clientes são digitais, mais de 40% do volume de água é medido por hidrômetros inteligentes - o que permite acompanhar o consumo diário e aumenta a transparência para o cidadão - e a Iguá tem o aplicativo mais bem avaliado do setor, o Digi Iguá.
“Um dos pilares da companhia é promover a valorização do cliente. Enxergamos o consumidor como um cidadão que tem o direito de receber um serviço de saneamento de qualidade, em um ambiente de parceria e confiança. Buscamos um atendimento de excelência, promovendo eficiência, funcionalidade, modernização e conveniência, o que se traduz em melhorias na rede de água e esgoto. E, consequentemente, o resultado é um avanço na qualidade de vida da população”, diz João Paulo Grunert Serra, diretor de clientes da Iguá.
Nessa busca por excelência, a Iguá vem investindo na modernização dos seus canais de atendimento, com a maior parte dos atendimentos (85%) já sendo realizada de forma digital. O Digi Iguá, que responde por mais da metade dos atendimentos da companhia, recebeu diversas novas funcionalidades e hoje, com nota 4,6 em uma escala até 5, é o aplicativo mais bem avaliado entre as empresas do setor. Por meio dele, o cliente pode verificar todas as suas contas em aberto e pagar faturas atrasadas em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Além do Digi Iguá, a empresa oferece atendimento através do seu site, pelo Whatsapp e por telefone, além das lojas para os clientes que se sentem mais confortáveis com o atendimento presencial.
Os investimentos em infraestrutura também são feitos com a população em foco, através da expansão e melhoria dos serviços oferecidos pela companhia. A Iguá implementou no primeiro semestre de 2023: 24,8 quilômetros de redes coletoras de esgoto, com 3,8 mil novas ligações. Com relação à distribuição de água, a companhia investiu 19,4 quilômetros de redes e 6 mil novas ligações, também no primeiro semestre deste ano.
Medição inteligente e transparente
A Iguá tem, inclusive, uma unidade de negócios voltada para a internet das coisas (IoT), a Fluxx, projeto que nasceu do Festival de Inovação, evento realizado todos os anos pela companhia para promover sua cultura de inovação.
A unidade é a responsável pelo desenvolvimento e instalação dos hidrômetros inteligentes conectados à rede de abastecimento. Atualmente, a Iguá possui mais de 40% do volume de água medido de forma remota. A tecnologia gera mais transparência e controle para o cliente, que pode acompanhar o consumo diário por meio do aplicativo.
“Somos a primeira empresa do setor a possibilitar essa medição, que ajuda o cidadão a monitorar diariamente o seu consumo. A inovação e a valorização dos clientes estão no DNA da companhia”, afirma Murillo Borges, gerente de inovação.
Campanha de renegociação de dívidas
E para reafirmar o seu compromisso com o consumidor e celebrar o Dia do Cliente, a Iguá promoveu esta semana uma campanha especial de negociação de dívidas, válida entre os dias 11 e 15 de setembro nas operações participantes. Clientes com contas atrasadas tiveram condições especiais e descontos para pagar suas faturas.
Denis <denis.kuck@lamcomunicacao.com>