Melhorar o atendimento dos serviços de saneamento básico é uma missão que a Assemae acredita ser possível

Na tarde da terça feira (19), profissionais de oito associados apresentarão experiências exitosas desenvolvidas nos municípios


Melhorar o atendimento dos serviços de saneamento básico de todo o Brasil é uma missão que a Assemae acredita ser possível. E um dos meios de promover isso é realizando intercâmbios de experiências positivas entre os municípios associados, como o que acontecerá no 51º Congresso de Saneamento. Na tarde da terça feira (19), profissionais de oito companhias públicas de saneamento apresentarão experiências exitosas desenvolvidas em municípios dos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Quando a Assemae seleciona casos para participar desse momento de intercâmbio, ela procura aqueles que renderam frutos em aspectos econômicos, tecnológicos ou operacionais das empresas. Mas acima de tudo, experiências que geraram satisfação no atendimento aos consumidores”, explica Paulo César Silva, diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Poços de Caldas, que vai coordenar a atividade.

Experiências rumo à universalização

Com o tema da universalização dos serviços de saneamento em alta, um dos casos que será apresentado é o da Companhia Águas de Joinville (CAJ). A partir do Marco do Saneamento, os diretores da empresa redesenharam toda a estrutura interna para melhorar processos e produtividade de trabalho com o objetivo de avançar o máximo possível na ampliação da cobertura de esgoto do município até 2033. Atualmente, essa cobertura se encontra em 44,5%.

“Foi criado o Escritório de Projetos e Processo (EPP), que concentra os projetos estratégicos e hoje contribui em várias frentes. Possibilita melhor comunicação entre as partes e áreas envolvidas, otimiza locação de recursos humanos e financeiros, previne e mitiga riscos, entre outros êxitos”, explica a diretora operacional da CAJ, Janine Smania Alano. Ela vai apresentar ao público do Congresso a estrutura criada e a metodologia usada nesse case.
“Hoje já temos aumento na taxa de sucesso e qualidade dos projetos, maior assertividade nos cronogramas e, com isso, temos uma visão a longo prazo de quando vamos conseguir chegar na universalização”, completa a diretora.

Outro caso que aborda a cobertura total de saneamento, por sua vez já consolidada, é o do Serviço Municipal de Água e Esgoto de São José do Rio Preto (SeMAE). Em 22 anos, a autarquia foi de uma estrutura sucateada e gestão deficitária, em 2001, para 1º lugar entre os municípios com a melhor qualidade de serviço de saneamento oferecido à população, em prêmio oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2023.

Quem contará essa experiência no Congresso é o superintendente do SeMAE, Nicanor Batista Júnior, que adianta o que será apresentado na mesa redonda. “Fomos de 3% de abastecimento em 2001 para 100% na atualidade, a partir de um grande trabalho de gestão estratégica. Com definição de metas de curto, médio e longo prazo, e combinação de técnicos qualificados, gestão e planejamento. Estamos preparados para dividir essa experiência com os gestores e empresas presentes no 51º Congresso para mostrar que é possível fazer a universalização”, afirma o superintendente.

Foco no aperfeiçoamento da gestão

Quando a importância de uma boa gestão é reconhecida e valorizada pela empresa, os resultados só podem ser positivos. É nesse sentido que vai a experiência da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), de Campinas (SP), que investiu em modelos de excelência em gestão reconhecidos nacionalmente e certificações reconhecidas internacionalmente para desenvolver a empresa.

Atualmente, a Sanasa atende 99,84% da população com água potável encanada, coleta esgoto de 96,42% da população e trata 90,04% do esgoto da cidade. Sendo eleita por quatro vezes consecutivas pela revista Saneamento Ambiental como a maior e melhor empresa municipal de saneamento do Brasil.

O case de excelência em gestão da Sanasa será apresentado por Alessandro Siqueira Tetzner, gerente de Gestão de Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa. “A ideia da apresentação no Congresso da Assemae é de demonstrar que vale a pena investir nesse pilar de sucesso que é a gestão. É o alicerce de toda base de uma empresa e passa por conhecer profundamente os documentos e rotinas, e medir resultados, comparando com referenciais comparativos de mercado”, argumenta Tetzner.

Investimento em infraestrutura

Outra autarquia bem posicionada dos rankings de saneamento é o DMAE, de Uberlândia, e que também estará na mesa redonda de experiências exitosas do Congresso. A partir de investimentos em infraestrutura e em tecnologia agregada aos sistemas, o DMAE ocupa por mais de 10 anos consecutivos o ranking do Instituto Trata Brasil de melhor empresa de saneamento de Minas Gerais. O investimento mais recente foi a estação de tratamento Capim Branco, hoje o maior sistema produtor de água em operação no município.

Em sua apresentação, Guilherme Silveira Marques, diretor geral adjunto do DMAE de Uberlândia, pretende abordar algumas decisões tomadas pelo departamento nos últimos anos e na atualidade. “Esses investimentos possibilitaram o desenvolvimento da cidade de Uberlândia nos 4 eixos – Norte, Sul, Leste e Oeste. O uso de tecnologia da informação integrada ao nosso sistema vem possibilitando ganhos financeiros, otimização de processos e ganhos de eficiência”, contextualizou Marques.

Infraestrutura também é um tema fundamental para o Servic¸o Auto^nomo Municipal de A´gua e Esgoto (SAMAE) de Caxias do Sul. Localizado em uma área onde é comum períodos de estiagem em épocas de seca, a autarquia consegue garantir o abastecimento integral da população sem rodízios e com qualidade garantida da água, por meio de cinco represas próprias.

Isso foi possível devido a uma lei existente no município, sobre a qual o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti , vai apresentar em sua intervenção na atividade de intercâmbio de cases: “Vou falar sobre uma lei municipal de Caixas do Sul que trata das bacias de captação de nossas represas, regulando o uso e parcelamento do solo nessa região. Como Caxias não tem rios caudalosos, apenas pequenos arroios, é importante represar essas águas e fazer abastecimento, e temos tido sucesso nesse sentido”, comenta.

A mesa redonda de casos exitosos recebe ainda os casos do Serviço de Saneamento Ambiental (Sanear), de Rondonópolis (MT), do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Cocal do Sul (SC), e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SP). Todas as apresentações acontecerão no Auditório Sorocaba/Uberaba.

 Dia 19 de setembro de 2023 (terça-feira)

14h às 18h: Mesa-redonda – Experiências Exitosas dos Serviços Municipais de Saneamento Básico - Auditório Sorocaba/Uberaba 1º andar

Coordenador: Paulo César Silva - Diretor-presidente do DMAE de Poços de Caldas-MG

 Convidados:

 Nicanor Batista Júnior – Superintendente do Semae de São José do Rio Preto 

Guilherme Silveira Marques – Diretor-geral Adjunto do DMAE Uberlândia - MG

Janine Smania Alano – Diretora Operacional - Companhia Água de Joinville – SC 

Alessandro Siqueira Tetzner – Diretor de Assistência aos Municípios da Assemae e Gerente de Gestão de Qualidade e Relações Técnicas da Sanasa Campinas – SP

Paulo José Correia – Diretor-geral do Sanear – Rondonópolis – MT 

Gilberto Meletti – Vice-presidente da Assemae e Diretor-presidente do Samae de Caxias do Sul 

Alisson da Silva – Diretor-presidente do Samae de Cocal do Sul – SC

Tiago Suckow da Silva Camargo Guimarães – Diretor-geral do SAAE de Sorocaba - SP

Assemae <imprensa@assemae.org.br>

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