Novozymes promove eventos para discutir perspectivas das crescentes indústrias de biocombustíveis e óleos vegetais

A 9ª edição do TECO Latin America e a 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV) reunirão especialistas dos setores nos dias 4 e 5 de outubro


 

O atual cenário e as perspectivas para as indústrias de biocombustíveis e óleo vegetal serão temas de dois eventos que acontecem nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo, promovidos pela Novozymes, empresa dinamarquesa líder em biossoluções. A 9ª edição do TECO Latin America e a 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV) reunirão os mais importantes representantes desses setores, incluindo produtores, investidores, associações e provedores de tecnologia, para apresentar e discutir as principais tendências das indústrias. 

 

O TECO Latin America é o principal evento do setor de etanol de milho da América Latina, e nesta edição abordará temas como os caminhos da transição energética na região, as perspectivas das biorrefinarias na América Latina e os impactos da macroeconomia no setor, além de trazer discussões focadas na operação, desempenho e tendências da indústria. 

 

“Desde 2015, o TECO apoia as empresas de etanol de milho na tomada de decisões estratégicas gerando um ambiente para novas ideias e trocas de experiências. Nosso objetivo é reunir importantes players e disponibilizar análises de alta qualidade sobre o cenário atual desse setor em constante evolução, estimulando, assim, um debate amplo e o crescimento da indústria”, afirma Fabricio Leal Rocha, diretor do negócio de bioenergia da Novozymes na América Latina.

 

Em paralelo, no dia 5, especialistas e profissionais da indústria de óleos vegetais se encontrarão na 3ª edição do Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV), um dos principais eventos do segmento. Durante o encontro serão discutidas as perspectivas e tendências do setor de óleos vegetais no Brasil, a utilização de matérias-primas renováveis e as contribuições da biotecnologia para aumentar o rendimento das indústrias do segmento. 

 

“O ENOV é uma oportunidade para reunir influentes atores da indústria de óleos vegetais, com o objetivo de discutir como aprimorar e otimizar processos e soluções. Nosso foco é impulsionar a produtividade e a lucratividade das empresas nesse setor. Além disso, esse encontro oferece um ambiente propício para troca de experiências e aprendizados”, afirma Alexandre Braz, gerente do negócio de Óleos e Gorduras da Novozymes na América Latina.

 

A Novozymes, organizadora de ambos os eventos, é uma empresa dinamarquesa líder no segmento de biossoluções, como enzimas e microrganismos. A multinacional atua em 140 países e mais de 30 indústrias, entre elas na produção de etanol de milho e no processamento de óleos vegetais, na produção de biodiesel, na degomagem e refino de óleos, na produção de margarinas e gorduras e na oleoquímica. Os eventos são restritos a convidados e estão com inscrições encerradas.

 

Veja abaixo a agenda completa dos eventos.

 

Cenário

 

A produção de etanol de milho está em expansão na região, e principalmente no Brasil. Segundo a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) o Brasil deverá produzir 6 bilhões de litros na safra 2023/24, uma alta de 36,7% em relação ao ciclo 2022/23. Entre os principais fatores para o aumento da capacidade produtiva estão a incorporação de tecnologia nas unidades já em operação, a ampliação de algumas indústrias e a inauguração de novas unidades.

 

Já o setor de óleos vegetais será responsável pelo processamento de 53 milhões de toneladas de soja em 2023, segundo a última estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). De acordo com a instituição, o setor de processamento de soja está experimentando um crescimento significativo na atividade. Isso se deve principalmente ao aumento na procura por farelo de soja e à crescente demanda por óleo de soja por parte das usinas de biodiesel. Essa demanda adicional pelo óleo de soja ocorreu após a confirmação pelo governo brasileiro de um aumento na mistura obrigatória de biodiesel, passando de 10% para 12% em abril deste ano. 

AGENDA DOS EVENTOS

TECO Latin America

Dia 1 – 04 de outubro, das 13h às 19h.

  • Palestra: Cenário Macroeconômico - Marilia Fontes, Sócia-fundadora da Nord Research, e Guilherme Nolasco, Presidente Executivo da UNEM.
  • Painel 01: Panorama e Perspectivas das Biorrefinarias na América Latina - Participação de: Rafael Piacenza, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Novozymes; Paulo Trucco, Diretor Comercial da FS; e Clayton Melo, Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios da Argus Media.
  • Painel 02: Caminhos da Transição Energética - Participação de: Mateus Lopes, Diretor global de Transição Energética da Raízen; Erasmo Battistella, CEO da Be8; e Daniel Sarmento, Gerente comercial da Inpasa.
  • Palestra de encerramento: Ciclo de Vida de um Projeto de Biorrefinaria à Base de Milho - por Daniel Yamada, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da ICM.

 

Dia 02 – 05 de outubro, das 8h às 16h10. 

  • Painel 01: Maximizando os Resultados da Fermentação - Participação de: Ethan Campbell, Líder da Engenharia de Processos da Katzen; Fabrício Barros, Especialista em Tecnologia Industrial da Novozymes; e Felipe Rover, Gerente de Contas da Siemens.
  • Painel 02: Excelência Operacional - Participação de: Caroline Lindemann, Gerente Corporativa de Processos da FS; Daniel Ruschel, Especialista Sênior de Desenvolvimento de Negócios da ICM; e Walter Maccheroni, Gestor de Inovação da São Martinho.
  • Painel 03: Resiliência Financeira Através da Diversificação de Receitas - Participação de: Joseph W. Ward, Nutricionista Sênior da FluidQuip Technologies; Vanessa Scholl, Especialista em Tecnologia Industrial da Novozymes; e Lincoln Neves, Gerente de Vendas Nacionais da Flottweg.
  • Apresentação especial de encerramento: Posicionando o Brasil como Líder Global em Sustentabilidade na Agroindústria - Celso Moretti, Pesquisador e ex-Presidente da Embrapa.

 

 

Encontro Novozymes de Óleos Vegetais (ENOV)

  • Degomagem Sequencial com enzimas - Maximizando os ganhos na produção de óleo de soja - Ismael Machado, Gerente de produção na Bianchini.
  • Perspectivas do mercado de óleos vegetais no Brasil - Daniel Furlan Amaral, Diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE.
  • Matérias Primas Renováveis para HVO e SAF - Clayton Melo, VP Desenvolvimento de Negócios da Argus Media.
  • A experiência da Novozymes-US no pré -tratamento de matérias primas na produção de HVO - Renan Marangoni,Especialista em Tecnologia da Indústria Óleos e Gorduras da Novozymes.
  • CNAE - Neutralização Química assistida por enzimas - experiência em escala industrial na Bunge - Claudinei Berti, Gerente de Operações Industriais.
  • Solução enzimática com Eversa - aumento da elegibilidade no RenovaBio (para geração de CBIOS) - Marília Matiolli, Diretora da Green Domus.

 

Sobre a Novozymes

A Novozymes é líder mundial em soluções biológicas. Juntamente com clientes, parceiros e a comunidade internacional, aprimoramos o desempenho industrial ao mesmo tempo em que preservamos os recursos do planeta e auxiliamos na construção de uma vida melhor. Como maior provedor mundial de tecnologias microbianas e de enzimas, nossa bioinovação permite maior produção agrícola, lavagem à baixa temperatura, produção energeticamente eficiente, combustível renovável e muitos outros benefícios com os quais contamos hoje e no futuro.

Chamamos isso de Repensar o Amanhã. www.novozymes.com.

 

???Ana Paula Scorsin

anapaula@pg1com.com

 

Publicidade