34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023

Gestão de saneamento, operacional, infraestrutura, tecnologia, educação ambiental foram alguns dos temas abordados.


Nesta quarta-feira, 4 de outubro, o 34º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) contemplou uma série de apresentações de trabalhos técnicos orais e em pôsteres. Desta forma, autores estreantes e veteranos abordaram temas relacionados à gestão de saneamento, operacional, infraestrutura, tecnologia e educação ambiental, entre outros. 

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e termina nesta quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo. O tema central que norteia todas as discussões desta edição é “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”.A seguir, veja alguns depoimentos de profissionais sobre a experiência de participar desta edição do encontro apresentando seus trabalhos:

Trabalhos técnicos – Oral

Ailton Cesar Teles de Barros, SAEG (Serviço de Água e Esgoto de Guaratinguetá) – Avaliação do custo financeiro de energia elétrica em subsistema de abastecimento de água em Guaratinguetá objetivando propor alternativas para a redução do consumo em horário de pico – “A apresentação veio num momento oportuno que o profissional tem para expor os cases da localidade e interagir com o público que tem cenário semelhante e não sabe como solucionar a questão. A gente vem para um evento desse porte para expor e poder abrir o leque com as entidades similares para poder aplicar as soluções. Nosso case embora seja municipal é pertinente participar de um evento dessa envergadura, tenho colegas e ex-colegas de trabalho que estão aqui também, podermos trocar experiências e fortalecer o networking. É o terceiro ano consecutivo que participo e apresento um trabalho no Encontro Técnico AESabesp/Fenasan, inclusive, o projeto que apresentei em 2021 está sendo implantado neste ano”.

Linecker Kurebayashi Pimentel, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – Avaliação da implantação de tecnologia Lora para telemetria de pontos críticos em sistemas de distribuição de água – “É a primeira vez que faço uma apresentação no Encontro Técnico AESabesp, foi uma experiência muito boa e com troca de conhecimentos. Fui abordado por muitas pessoas para conversar sobre a aplicação da tecnologia em outras empresas do saneamento”.

Cristina Santos e Raphaela Rangel da Silva Araujo, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) – Implantação e verificação do Método 9218b (Apha, 2017) – Esporos de bactérias aeróbias para controle de qualidade da água – “A experiência foi boa para apresentar, explicar e compartilhar o projeto e a troca de experiência. As pessoas têm interesse nas novidades e nas novas práticas para desenvolver o seu trabalho”.

Igor Medeiros da Silva, regulador da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico) – Revisão de norma sobre procedimentos de aplicação de penalidades aos usuários dos serviços de água e esgoto – “É a primeira vez que participo do Encontro Técnico, acho importante a oportunidade de poder mostrar o nosso trabalho como agência reguladora com aplicação de penalidade aos usuários. É importante trocar conhecimento e aumentar o nosso networking. Oportunidades como esse Congresso devem estar sempre sendo criadas para fazer essa interação para os prestadores de serviços, reguladores e fornecedores. Parabéns à organização do evento, parabéns à Sabesp, que é uma companhia de alto gabarito e excelência. A Adasa agradece pela oportunidade de poder participar do evento”.

Sessão pôster

Simone Bittencourt, Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) – Uso de biossólidos no brasil, perspectiva Pós Resolução Conama 498/2020 – “A apresentação do trabalho pôster foi bastante produtiva para a gente mostrar o que estamos fazendo em relação à difusão do uso do biossólidos em solo, que é uma forma de difusão sustentável e atende o ODS e está pouco difundida no Brasil. Mostramos que o trabalho no evento ajuda a divulgar e mostrar para outras companhias e estados que é uma possibilidade essa forma sustentável de destinação”.

Jenifer Silva, Matheus Mozart e Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus, SEMAE (Serviço Municipal de Águas e Esgotos de Mogi das Cruzes) – Monitoramento do Rio Jundiaí, afluente do Rio Tietê, em Mogi das Cruzes/SP – “O Congresso está muito rico, foi muito importante apresentarmos o nosso projeto, gostamos muito da qualidade dos trabalhos de pôster e dos trabalhos técnicos”.

Confira a lista completa dos trabalhos apresentados no site da Fenasan 2023: clique aqui

Para mais notícias sobre a 34ª edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023,acesse aqui.

Publicidade