Augen ganha o prêmio Inovação Tecnológica durante a Fenasan
Engenharia de Comunicação -
Premiação, da Fenasan, reconhece as práticas inovadoras e sustentáveis para o setor
A aplicação da inteligência artificial no tratamento de água garantiu à empresa gaúcha Augen, o prêmio Inovação Tecnológica, durante a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), maior do gênero na América Latina, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro em São Paulo. A empresa recebeu o reconhecimento por apresentar soluções tecnológicas para monitoramento, medição, controle e tratamento de água, efluentes e esgoto. É o chamado saneamento digital ou saneamento 4.0.
“É com imensa honra que recebemos o prêmio. Ficamos muito contentes com a organização, que valoriza com esse titulo, as boas práticas já existentes no mercado. A tecnologia que tanto está nas nossas vidas, precisa ser agregadora e oferecer soluções para as dores mais sensíveis das pessoas. É o que queremos e agora, somos reconhecidos por isso”, comemorou Fabrício Santana, CEO da empresa.
Empresa conquista premiação pelas práticas inovadoras
Ainda neste ano, as soluções da Augen e o modelo de negócio que se estrutura, garantiram outro prêmio importante: ela aparece entre as 335 empresas do Ranking Negócios em Expansão 2023, sendo a terceira na lista entre as empresas do setor de saneamento.
A metodologia desenvolvida pela empresa é denominada Sata, acrônimo para Sistema de Análise e Tratamento de Água. Ela envolve três etapas, todas, mediante recursos tecnológicos. São elas: o diagnóstico da água em cada estação; depois o desenvolvimento da solução atendendo às especificidades dessa água; e, finalmente, a implementação da solução propriamente dita.
Na Fenasan, a Augen apresentou mais um lançamento, que se soma ao portfólio. Trata-se da Iris, uma assistente virtual capaz de oferecer resultados, métricas e direcionamento. O programa tem toda a base de conhecimento da internet, além das informações técnicas dos equipamentos produzidos pela empresa.
“A Iris interage com os equipamentos em tempo real, respondendo a questionamentos como ‘Qual o valor da concentração de cloro?’, ‘Quando eu fiz a última manutenção no equipamento?’, ou, ‘Quanto estou economizando?’, direcionando os operadores para as tarefas essenciais. E o melhor, apreende com o usuário durante as suas interações”, explica Fabrício. Com a Irís, a empresa espera ter ganhos operacionais, uma vez que não há desperdícios de insumos nem a aplicação daqueles que podem prejudicar tubulações e sistemas; e um tratamento da água e efluentes com mais eficiência e qualidade.
Jaine Machado <imprensa@engenhariadecomunicacao.com.br>