Passarelli assina ontrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento para liderar o novo Consórcio ETA Caçaroca
RPMA Comunicação -
Com grande expertise em obras de saneamento básico, empresa estará à frente de um novo projeto no município de Vila Velha
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, a parcela da população brasileira com acesso aos serviços de distribuição de água tratada passou de 81,7% em 2004 para 84,1% em 2020. Ou seja, nesses doze anos, 37 milhões de brasileiros conquistaram o acesso a esse serviço fundamental e humanitário. Já a parcela da população brasileira com acesso aos serviços de coleta de esgoto passou de 39,5% para 55% entre 2005 e 2020. Mas, ainda assim, quase 35 milhões de brasileiros vivem sem o abastecimento de água tratada e 6,8% das crianças e dos adolescentes não contam com sistema de água dentro de suas casas. É com foco em melhorar a vida das pessoas que a Passarelli atua em obras de saneamento, e, mais uma vez, no Espírito Santo.
A Passarelli acaba de assinar contrato com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) para liderar o novo Consórcio ETA Caçaroca, que será responsável pela execução de uma nova obra no Estado. O projeto inclui a elaboração, execução, operação e manutenção da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Vila Velha (ES). Com as obras de ampliação e melhorias, a ETA chegará a uma vazão média de 1.500 l/s, que permitirá o acesso à água potável e o fornecimento de serviços essenciais para a comunidade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.
Em abril de 2021, a companhia iniciou os trabalhos de melhoramento do sistema de abastecimento de água nos municípios de Vitória, Serra e Fundão. O foco principal da obra é a Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETA V). Localizada no município de Serra, a ETA passará por uma modificação em seu sistema de tratamento, que será alterado de filtração direta/flotação para um sistema mais robusto, absorvendo grandes variações em relação a turbidez de entrada. A previsão é que a obra comece a operar em abril de 2024.
Após as obras concluídas, a ETA V conseguirá trabalhar em sua capacidade nominal, tratando em média 1.800 litros/segundo, ou seja, aproximadamente 155 milhões de litros por dia. Como base de comparação, em uma hora a ETA V, com sua vazão de tratamento, conseguiria encher aproximadamente três piscinas olímpicas ou 6.500 caixas d’águas residenciais.
A Passarelli continua comprometida em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para atender às necessidades crescentes de infraestrutura em saneamento. “Estamos orgulhosos em expandir os projetos no Estado do Espírito Santo. Trabalhamos todos os dias para garantir o avanço do setor de saneamento na região e para que cada comunidade seja atendida”, afirma Bruno Legramandi, gerente de operações na Passarelli Engenharia.
passarelli@rpmacomunicacao.com.br
Andrea Natali
Beatriz Faria
RPMA Comunicação
Tel.: (11) 5501-4673
www.rpmacomunicacao.com.br