Precisamos fazer a nossa parte para preservar a água do planeta
InPress Porter Novelli -
Instituto Akatu, ONG focada em consumo consciente e sustentabilidade, dá dicas práticas para evitarmos excessos e desperdícios no dia a dia
O consumo consciente não é apenas uma tendência, é uma necessidade para garantir um futuro sustentável. No Dia do Consumo Consciente (15/10) o Instituto Akatu, ONG focada em consumo consciente e sustentabilidade, reforça a importância de repensar nossos hábitos de consumo para evitar excessos e desperdícios. Ao reduzir o desperdício poupamos recursos como água, energia e matérias-primas, e ainda evitamos impactos negativos ao nosso bolso, ao próximo e à natureza!
“A relação entre o consumo consciente e o combate ao desperdício é direta”, explica Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Akatu. “Repensar estilos de vida e recusar o supérfluo são pilares de um consumo mais consciente, evitando o desperdício tanto de itens desnecessários quanto dos recursos utilizados em sua produção.” Felipe lembra que resistir a tentações e evitar compras por impulso tem um impacto positivo nas contas do mês e ainda evita uma maior geração de resíduos, como sacolas e embalagens.
Controlar o consumo de água e energia elétrica, utilizar produtos até o fim, consertar o que está quebrado, recusar itens de plástico de uso único e evitar excessos são outras práticas de consumo consciente conectadas com o combate ao desperdício. Isso vale para a compra, para o uso e também para o descarte: separar materiais para a reciclagem e destinar itens em bom estado para a doação ou para o mercado de segunda mão evitam desperdícios de matérias-primas e de produtos que podem ser úteis para outras pessoas.
- Armazene os alimentos corretamente: fique atento à validade dos produtos e mantenha geladeira e armários organizados para não perder alimentos.
- Use alimentos de forma integral: inclua nas suas receitas partes como talos, cascas e sementes de frutas ou legumes, minimizando desperdícios.
- Reaproveite as sobras: se sobrou no restaurante, embale para viagem. Se sobrou em casa, congele ou reaproveite em outras refeições!
- Feche a torneira: evite o desperdício de água em tarefas básicas, como escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça.
- Reduza seu tempo no banho: banhos demorados representam desperdício de água e de energia elétrica, além de contas de água e luz mais caras.
- Acumule roupas para lavar: otimize a lavagem de roupa, evitando ciclos para poucas peças — e, se possível, reutilize a água da máquina para outras atividades.
- Conserte vazamentos: de gota a gota, um vazamento pode levar a um grande desperdício, além de pesar na conta de água.
- Acompanhe sua conta de água: grandes variações na conta podem significar vazamentos ou consumo em excesso. Refletir sobre isso ajuda a evitar o desperdício e manter a conta dentro do esperado (de forma consciente).