Gemü aposta em produtos que ajudam a evitar o desperdício de água

Na expectativa pelo Marco do Saneamento, empresa apresenta produtos específicos que evitam desperdício de água e ajudam o meio ambiente


Mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões ainda não usufruem dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, conforme informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), de 2021. Os dados mostram que após 3 anos da aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento (Lei nº 14.026), em 15 de julho de 2020, o país encontra-se distante das metas de atender 99% da população com serviços de água potável e, ao menos, 90% dos habitantes com coleta e tratamento de esgoto. O objetivo do marco legal é diminuir consideravelmente o número de pessoas que não têm acesso a saneamento básico no país.

Enquanto se discutem políticas públicas para alcançar essas metas, a Gemü, indústria que é referência na fabricação de válvulas industriais, com sede em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, oferece ao mercado produtos que podem ajudar a evitar o desperdício de água e os vazamentos de produtos químicos que prejudiquem o meio ambiente.

Segundo Mateus Souza, gerente geral de vendas da empresa, o grupo tem o segmento de tratamento de água e efluentes como um dos destaques da atuação global da empresa.

“Temos know how e produtos específicos para este segmento, com as mais diversas certificações em diversos órgãos mundo afora. Este foco global tem tudo a ver com o momento no Brasil, em que apoiado no marco do saneamento, podemos oferecer produtos adequados e, portanto, auxiliar nos mais diversos investimentos anunciados e outros ainda por vir”, explica. Entre as inovações indicadas, estão as válvulas diafragmas para fluidos com particulados ou corrosivos, como lodo por exemplo, bem como as válvulas borboletas com características únicas. Em adição, podemos citar as válvulas plásticas, apropriadas para dosagem de produtos químicos.

“Um grande exemplo de inovação é o sistema conexo, que permite integrar um Chip RFID e incluir o mundo das válvulas no âmbito da indústria 4.0”, ressalta o gerente.

E, neste momento, em que preocupação com o meio ambiente é tema central na indústria, a dedicação da empresa é proporcionar qualidade para atender essa demanda crescente. Empresas públicas ou privadas de saneamento básico, incluindo tratamento e distribuição de água, bem como tratamento de efluentes é que devem se beneficiar desses produtos desenvolvidos pela indústria.

“São produtos de altíssima qualidade, com baixa manutenção e características inovadoras, que garantem uma longa vida útil e sem possibilidades de vazamento ou ocorrências que possam produzir a contaminação do meio ambiente, riscos às pessoas ou desperdícios. Fabricantes de equipamentos para tais empresas e indústrias em geral que praticam o reaproveitamento de água, terão como consequência a diminuição do consumo deste recurso tão importante”, completa Souza.

Na área de saneamento, evitar desperdício ou contaminações que tem como causa falhas operacionais ou problemas em válvulas é sempre um grande desafio. “Neste caso, apresentamos soluções que garantem uma grande confiabilidade devido às características técnicas únicas e qualidade”, finaliza o gestor.


Vanessa Brollo - Smartcom
Assessora de Imprensa
vanessa.brollo@smartcom.net.br

Publicidade