Cerimônia de posse da nova diretoria da ABES Seção Distrito Federal para o biênio 2023-25

Solenidade que empossou Fuad Moura como presidente da seção e Ernani Ciríaco de Miranda como vice foi realizada em 11 de outubro


A cerimônia de posse da nova diretoria da ABES Seção Distrito Federal para o biênio 2023-25 aconteceu no dia 11 de outubro, no Clube de engenharia de Brasília, e foi um sucesso. Quase cem pessoas participaram, confraternizaram, ouviram e aplaudiram as falas, que foram unânimes em enfatizar a importância da realização do próximo Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – o 33º Congresso da ABES (CBESA), na capital federal, e o papel da ABES na discussão nacional sobre o direito ao saneamento básico.

Um dos momentos emocionantes foi a apresentação dos novos diretores, que ficaram de pé assim que foram citados pela mestre de cerimônia para serem conhecidos e aplaudidos pelos presentes.

A diretora executiva da ABES, Alessandra Peres, abriu a sequência de falas, ressaltando a importância das parcerias com outras entidades, “para trabalharmos juntos neste momento extremamente estratégico”. O diretor executivo do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, Paulo Palhas, desejou uma excelente gestão à nova diretoria e colocou a entidade à disposição da ABES para a organização do Congresso. Levi Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Brasília, disse que podem contar com a ABAV e parabenizou a ABES por ter trazido o CBESA para Brasília.

O secretário executivo da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento, Sérgio Gonçalves, lembrou que a AESBE é associada da ABES e “é uma honra estarmos juntos em parceria no desafio enorme de levar saneamento e cidadania para todos os brasileiros”. Sérgio Gonçalves também leu mensagem da ex-presidente da ABES-DF, Kátia Campos, que não pôde comparecer à cerimônia. Na mensagem, Kátia diz que “é uma alegria imensa passar a condução da maravilhosa equipe da ABES-DF para o Fuad e o Ernani, que contam com a renovada equipe que mescla os dinossauros e a juventude de sanitaristas de Brasília. Temos tido a capacidade de trabalharmos de forma integrada, articulada, transparente e solidária o que nos dá o privilégio de podermos contribuir no aperfeiçoamento das políticas de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente nos diversos fóruns, câmaras e conselhos do DF”.

Na sequência, foi a vez do presidente da CAESB, Luís Antônio de Almeida Reis, que saudou a nova diretoria, afirmando que a CAESB tem o maior interesse de estar próxima da ABES e de outras entidades parceiras e dará todo o apoio para realizarmos o melhor Congresso e Feira Internacional de Tecnologias em Saneamento em Brasília. “Não é possível pensar no Brasil sem as entidades associativas dando sua contribuição, empurrando o país para a frente em um tema tão importante como o saneamento”, disse.

Realizar um evento memorável

O vice-presidente da nova diretoria, Ernani Miranda, destacou que “o nome da nossa chapa, Água e Saneamento: Direitos Humanos Fundamentais é muito emblemático e nos motiva a continuar a luta para assegurar esse direito, para garantir o gozo de outros direitos”. Ernani citou também a atuação da ABES/DF nos diversos conselhos e fóruns, onde a ABES exerce participação técnica qualificada, contribuindo para o debate e cobrando políticas públicas para o setor”.

Finalmente, o novo presidente da ABES-DF, Fuad Moura, falou do desafio que será organizar o CBESA em 2025: “iniciamos com a missão de realizar o 33º CBESA que será um evento memorável para o DF.” Fuad se disse honrado de representar o DF na ABES, entidade que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população. O novo presidente apontou o fortalecimento dos conselhos como parte da evolução do setor e ressaltou a importância de fortalecer ainda mais as parcerias já estabelecidas com outras entidades e com o setor acadêmico. Citando as populações rurais e periféricas, Fuad lembrou que “temos interesse em saber quem está fora da cobertura dos serviços de saneamento para contribuir para a construção da universalização”. E encerrou com um chamamento: “Convoco a todos para juntos construirmos o saneamento no DF”.

Outras autoridades presentes à cerimônia de posse da ABES-DF foram a presidente do Instituto BRB, Leila Republicano, o diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Alexandre Kepler, a diretora-geral do Instituto Terra e Trabalho, Fabiana Barbosa e a presidente do Comitê de Bacias do Paranaíba, Alba Evangelista. Já o Ministério da Saúde foi representado por Rogério Guedes, o senador Jaques Wagner por Jonathan Fonseca. O presidente da Câmara Legislativa do DF, Welington Luiz, foi representado por Fernando Vieria e o Presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, foi representado por Rodrigo de Souza.

Após a cerimônia de posse, entraram em cena a cantora Karla Sangaleti e Banda, que animaram a festa que reuniu tanta gente comprometida com o desafio da universalização dos serviços de saneamento básico.

Publicidade