Iguá Saneamento conquista o 1º lugar na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura

Companhia figura entre as 50 empresas mais engajadas no relacionamento com startups, prêmio que reconhece a relevância da inovação para o grupo


A Iguá Saneamento conquistou o 1º lugar, na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura no ranking das corporações líderes em open innovation – o TOP Open Corps 2023, divulgado pela plataforma 100 Open Startups. Já na classificação geral, a companhia ficou em 26º lugar. O prêmio, que se consolidou como referência de mercado, reconhece a intensidade que a companhia confere à prática de inovação aberta com startups. A divulgação das empresas premiadas e a entrega dos troféus aos vencedores aconteceu nesta quarta-feira, 18/10, véspera do Dia Nacional da Inovação, no Rio de Janeiro. A Iguá faz parte do TOP Open Corps desde 2020.

Pioneiro na aproximação do saneamento com o ecossistema de inovação, o projeto Iguá Lab fomenta, desde 2018, conexões e parcerias voltadas à construção de soluções inovadoras que transformem o setor. Foram quase 1.000 startups contatadas desde o nascimento da Iguá, com mais de 300 conexões com diversos setores da companhia e ao menos 60 soluções testadas. Existem, hoje, 38 startups sob contrato, prestando diversos serviços inovadores para o grupo.

“Ao longo de seus 6 anos de trajetória, a Iguá sempre apostou e investiu em inovação. Pensar diferente, questionar o “status quo”, ousar, faz parte do nosso DNA. Combinando estímulo aos seus colaboradores em pensar diferente com conexão com o ecossistema das startups, conseguimos trazer novas conceitos e práticas ao nosso dia a dia, contribuindo para acelerar a universalização do saneamento em nossas operações, com qualidade e respeito ao cliente. Mais uma vez, estar entre as empresas mais engajadas é resultado da constância do nosso relacionamento com o ecossistema ao longo do tempo”, pontua o COO da Iguá, Péricles Weber.

Inovação interna e digitalização

Como exemplo de iniciativas inovadoras, atualmente, mais de 40% do volume de água na Iguá é medido por hidrômetros inteligentes, resultado da criação de uma unidade de negócios da companhia voltada para a IoT – chamada Fluxx – que nasceu na edição 2020 do Festival de Inovação, que a companhia realiza regularmente para promover a cultura de inovação. Neste ano, o evento aconteceu em julho e contou com 128 projetos inscritos e 13 aprovados.

A gestão inovadora da companhia também é reconhecida pelos clientes: a Iguá tem hoje o aplicativo mais bem avaliado entre as empresas do setor, o Digi Iguá e, por meio dele, é possível realizar pagamento de contas de água com cartão de crédito e PIX, gerar código de barras da fatura e emitir segunda via.

“Criar espaços com liberdade de ideias e reconhecimento do esforço criativo mostram que a inovação faz parte do DNA da Iguá”, conclui Weber.

Maria Fernanda Salla

nanda.salla@lamcomunicacao.com

Publicidade