PWTech entrega 35 purificadores de água para envio de doação humanitária do governo brasileiro para a Faixa de Gaza
Press FC -
Cada equipamento tem capacidade de purificar em torno de 5 mil litros de água por dia, graças ao sistema combinado de pré-filtragem e membranas
A PWTech, startup de purificação de água contaminada, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, entregou 35 purificadores de água para envio de doação humanitária do governo brasileiro para a Faixa de Gaza.
As cargas foram transportadas pela aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo a Tel Aviv, em Israel. O objetivo central da ação é repatriar brasileiros na região do conflito. Além disso, o voo cumpre, também, uma missão fundamental: levar assistência humanitária. Entre as cargas, continham 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês.
Por unidade, cada equipamento tem capacidade de purificar em torno de 5 mil litros de água por dia. Isso é possível graças ao sistema combinado de pré-filtragem e membranas UF, que garantem à tecnologia, nomeada como PW5660, a capacidade de purificar água vindas de rios, lagos, poços, chuvas; águas classe 1 e 2, com turbidez de até 15 NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez, em português).
A estimativa é de que os 40 purificadores atendam 13,5 mil pessoas por dia. Por pesar 15 quilos, o equipamento pode ser transportado facilmente para pontos diferentes num mesmo dia. O valor por purificador chega a R$ 15 mil. A startup atua em três nichos distintos, sendo eles: B2B, B2C e B2G.
Desenvolvido no Brasil, em 2018, com apoio técnico de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), a tecnologia foi reconhecida em 2022 pela ONU como uma solução humanitária no acesso à água potável em crise humanitária.
Os itens serão descarregados em Roma, onde somarão a outros 5 purificadores transportados pela aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República. De lá seguirão para o Egito, onde parte das doações internacionais estão chegando às vítimas do conflito.
Giovanna Montagner <giovanna@pressfc.com.br>