Okena economiza R$ 5 mil mensais na conta de energia com solução sustentável

Ricardo Glass, fundador da instituição, contou com a ajuda da startup Lead Energy e logo no primeiro mês economizou 20% adquirido energia


É no mínimo previsível que empresas com grandes áreas de operação gastem um valor acima da média na conta de energia. Entretanto, o que boa parte dessas corporações não sabem é que uma parte considerável do valor gasto com energia, pode ser poupado e reinvestido na otimização de seus processos internos. Como? Adotando soluções que oferecem economia e impactam positivamente no meio ambiente e foi pensando em buscar uma solução para sua fatura que o fundador da Okena, Ricardo Glass se surpreendeu e conseguiu economizar R$ 5 mil reais logo no primeiro mês de migração para o Mercado Livre, através de uma recomendação certeira realizada pela Lead Energy. 

A Lead Energy ajuda empresas que pagam mais do que 10 mil reais na conta de luz, a comprarem energia sustentável em apenas um clique, gerando economia de até 35% na despesa. Ainda, o time realiza um diagnóstico completo da conta para identificar custos extras cobrados pela distribuidora, até então desconhecidos pela maioria das pessoas. Oferecendo caminhos alternativos e sustentáveis, a startup garante que as organizações atendidas adquiram energia de fontes renováveis, refletindo também na redução de custos. Buscando ter autonomia sobre a própria conta e tendo ciência sobre o potencial de economia, Ricardo Glass, fundador da Okena, pesquisou novas possibilidades: "Eu sabia que tinha alguma coisa errada. Nós nunca soubemos o que de fato estávamos pagando. Não conseguíamos definir quanto era pago em geração, o quanto em distribuição... Pagávamos o preço que a distribuidora queria cobrar e eu tinha certeza de que era possível economizar". 

Auxiliando empresas de todos os portes com o transporte e tratamento de seus efluentes e lodos. A Okena, que possui sede em Itapevi e opera há mais de 13 anos no mercado, já atendeu marcas importantes como a Toyota, a Latam e a Natura. Considerando que a Okena conta com um grande centro de operações para a gestão de efluentes com volume de mais de 400 caminhões por mês, Ricardo lembra que uma de suas preocupações, que levava ao gasto excessivo, era a possibilidade de ficar sem energia: "A conta de energia é confusa e complexa. O meu receio era que ficássemos sem energia e assim, e isso não pode acontecer por um segundo sequer. Por isso, contratávamos uma demanda bem maior do que de fato iríamos usar com a distribuidora, evitando assim multas caríssimas por ultrapassá-la".

Pesquisando por alternativas, o fundador encontrou caminhos que seriam positivos para a redução dos custos com a conta, mas se deparou com a provável complexidade do processo: "Eu sempre imaginei que fosse possível economizar, mas, percebi que daria muito trabalho e consumiria o tempo do meu time, o que não era viável no momento. Depois de meia dúzia de entrevistas com potenciais parceiros, a Lead foi a empresa que me passou mais confiança em deixar o processo correndo". Ele conta que, na verdade, a migração para o mercado livre de energia foi mais fácil do que ele imaginava: "Foi tudo muito simples, aconteceu exatamente como o previsto. Desde o processo de solicitação até o contrato, tudo funcionou como deveria".

Analisando a situação da Okena em particular, foi definido que o consumo de energia com fonte 100% renovável seria a melhor alternativa. Migrando para a solução de compra de energia com outro fornecedor, a empresa que já era certificada pelo Sistema B, organização internacional que reconhece instituições com compromissos genuínos sobre o desenvolvimento socioambiental, atestou a pretensão de reforçar ainda mais o objetivo de redução de impactos ambientais e da emissão de carbono.

Sobre o redirecionamento da quantia economizada, Ricardo afirma que, no seu caso, qualquer redução no custo operacional é muito bem-vinda para manter o bom funcionamento da empresa, oferecer retornos coerentes aos acionistas e continuar gerando impacto positivo, tanto com a conscientização do consumo de energia, quanto com a otimização dos serviços empregados pela empresa, que visam reduzir a poluição das águas no Estado de São Paulo: "Precisamos manter as nossas operações que, por mais que façam grande diferença, são bastante complexas. Vamos fortalecer aspectos de competitividade e claro, oferecer retornos justos aos acionistas", finaliza. 

Isabella Otero <contato@isabellaoterocomunicacao.com.br>

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