Atibaia Saneamento foi finalista do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento Ciclo 2023
Sustentar Comunicação Estratégica -
Operação do grupo Iguá foi finalista por boas práticas em ESG
Atibaia Saneamento foi finalista do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) - Ciclo 2023 na categoria AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental) no Nível III – Excelência em ESG. O reconhecimento, considerado o “Oscar do Saneamento” e o mais importante prêmio no país sobre a excelência na gestão do saneamento ambiental, aconteceu na última sexta-feira dia 20 pelo Comitê Nacional da Qualidade (CNQA) e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES).
De acordo com Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento a conquista é um resultado do investimento da operação no desenvolvimento de práticas voltadas para as siglas do ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português). “Desde 2013 trabalhamos para elevar os índices de coleta e tratamento de esgoto em Atibaia. Além disso, nos últimos anos, temos aplicado nossos esforços em tornar a prestação local de serviços de saneamento excelente tanto no que diz respeito a sustentabilidade dos processos, quanto nos pilares de consciência social e boa gestão corporativa”, finaliza Banaco.
Além da Atibaia Saneamento, empresa pertencente ao grupo Iguá, a Agreste Saneamento (AL) também foi finalista na categoria Excelência em ESG – Nível III. No anúncio também foram divulgados os melhores cases de boas práticas do setor. Dentre os selecionados, 8 são projetos das operações da companhia, sendo 3 da Agreste Saneamento, 4 da Águas Cuiabá e 1 da Iguá Rio.
As operações Atibaia Saneamento e Agreste Saneamento receberão o reconhecimento de finalistas na categoria AMEGSA ESG (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental, incluindo práticas de governança ESG) nível III, no seminário de benchmarking e boas práticas 2023, que acontecerá em Atibaia nos dias 19 a 21 de novembro.
“O PNQS é o único prêmio do mundo que reconhece a excelência em gestão do setor. A combinação entre uma gestão sustentável dos recursos hídricos e o comprometimento com a prestação de serviços de excelência nos dá a certeza de que estamos no caminho certo rumo à universalização do saneamento”, comenta o COO da Iguá, Péricles Weber.
Maria Julia Cabral <mariajulia@sustentar.ag>