Netafim comemora seu aniversário marcando quase três décadas de contribuição para o crescimento da agricultura irrigada

O desenvolvimento da Netafim acompanhou de perto o crescimento da agricultura irrigada no Brasil, mas ainda há muito a ser explorado em nosso país


A Netafim Brasil, neste dia 10 de novembro, comemora seu 29º aniversário, marcando quase três décadas de contribuição para o crescimento da agricultura irrigada no país. Desde sua chegada ao Brasil, a empresa tem sido uma parceira essencial para agricultores brasileiros, fornecendo soluções inovadoras de irrigação que impulsionam a produtividade e promovem práticas sustentáveis.

O desenvolvimento da Netafim acompanhou de perto o crescimento da agricultura irrigada no Brasil, mas ainda há muito a ser explorado em nosso país. “Nossa empresa foi construída por agricultores, para agricultores. Nossa história está diretamente conectada ao desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil e temos orgulho de celebrar esse crescimento, sempre em colaboração com produtores rurais de todo o país. Nosso compromisso é impulsionar um futuro sustentável e mais produtivo para a agricultura brasileira”, disse Ricardo Almeida, CEO da Netafim no Brasil e Mercosul.

Fundada na década de 1960, em uma comunidade agrícola de Israel, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Presente em mais de 110 países, a empresa chegou ao Brasil na década de 1990, inicialmente com importações através de parceiros. Em 1994, inaugurou sua própria estrutura e os primeiros projetos de irrigação por gotejamento foram implantados em culturas como café, citros, cana-de-açúcar, hortifrúti e finalmente em grãos.

Em 2000, a Netafim Brasil inaugurou sua fábrica no país. Em 2017, passou a integrar o grupo Orbia e, no ano seguinte, introduziu a “irrigação digital” ao mercado, uma solução que combina controle, monitoramento e análise de toda a irrigação da propriedade agrícola.

Ao longo dos anos, a Netafim Brasil acumulou um impressionante histórico de sucesso, com mais de 4 mil projetos instalados, totalizando mais de 500 mil hectares irrigados desde sua fundação. Em 2021, após oito anos de desenvolvimento, iniciou-se a escala comercial do método disruptivo de harmonização da irrigação por gotejamento com outros tipos de sistemas de irrigação, como os pivôs centrais, o que possibilitou aos agricultores terem uma área 100% irrigada.

Netafim comemora seu aniversário marcando quase três décadas de contribuição para o crescimento da agricultura irrigada
 

Almeida destaca a importância do setor no país: "A área irrigada no Brasil está em contínuo crescimento e apresenta um potencial enorme. De acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação da ABIMAQ, a área total de novos hectares irrigados por ano tem aumentado constantemente. Em 2000, quando inauguramos nossa fábrica no Brasil, eram irrigados 100 mil novos hectares ao ano, número que, em 2022, ultrapassou a marca de 400 mil novos hectares. Sendo que somente a irrigação localizada, onde se enquadra o gotejamento, mais do que triplicou durante esses 22 anos", detalhou o CEO.

Para atingir todo o potencial da agricultura irrigada no Brasil, Almeida ressalta a importância de políticas públicas assertivas e da tecnologia da irrigação. Segundo o "Atlas Irrigação: Uso da água na agricultura irrigada" de 2021, publicado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil irriga atualmente 8,2 milhões de hectares, mas possui o potencial de atingir 20 milhões de hectares com condições climáticas, relevo, disponibilidade hídrica e infraestrutura adequadas.

“A Netafim Brasil continua comprometida em fornecer soluções inovadoras e contribuir para o desenvolvimento da agricultura irrigada no país. Com um portfólio completo de produtos e tecnologias de irrigação por gotejamento, a empresa está empenhada em promover o uso eficiente da água e aumentar a produtividade na agricultura brasileira, garantindo um futuro sustentável aos produtores rurais do país”, finalizou Almeida.

Mariana Cremasco <mariana.cremasco@alfapress.com.br>

Publicidade