Paraná irá sediar o II ABRA-TEC
Comunicore -
Seminário sobre Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental das Hidrelétricas - realizado pela ABRAPCH
O estado do Paraná irá sediar nos dias 09 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu, o II ABRA-TEC, Seminário sobre Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental das Hidrelétricas - realizado pela ABRAPCH - Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas, com o apoio de Itaipu Binacional.
O evento - que irá abordar temas como hidroeletricidade e sustentabilidade, hidrogênio verde e hidrelétricas, serviços, novidades e tecnologias do setor -, acontece no Parque Tecnológico de Itaipu e as inscrições são gratuitas pelo site.
Dados
Atualmente, as PCHs e CGHs somam juntas 5.560 megawatts (MW) de energia gerada. São 1.046 usinas em operação no país.
O Paraná é atualmente um dos estados brasileiros que mais incentiva a construção de pequenas usinas para geração de energia. Entre os anos de 2019 e 2023, entraram em operação 19 PCHs e CGHs com investimentos que somam R$1,48 bilhões. O estado conta com 40 PCHs, que geram 496,28 MW e 71 CGHs, com a geração de 92,46 MW.
A presidente da Abrapch, Alessandra Torres de Carvalho, explica que as hidrelétricas oferecem benefícios e mitigações sociais e ambientais, em especial as de pequeno porte. "As PCHs e CGHs são empreendimentos que têm sustentabilidade, são ativos de descarbonização que devem ser priorizados pelo planejador por serem um bem da União", afirma
Segundo ela, ainda que essas inovações tecnológicas estejam contribuindo para melhorar a sustentabilidade das hidrelétricas, existem desafios a serem enfrentados. "É o que discutiremos no ABRA-Tec com especialistas do setor elétrico, na Itaipu Binacional", destaca.
Grandes nomes do setor elétrico
Entre os palestrantes estão André Pepitone da Nóbrega, especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e atualmente diretor financeiro da Itaipu Binacional.
Sobre o tema sustentabilidade irão conduzir os debates o diretor executivo da Cia Ambiental e presidente do Conselho de Administração da ABRAPCH, Pedro Dias; o gerente de meio ambiente do grupo Hy Brazil, André Garcia e o engenheiro civil do Parque Tecnológico ITAIPU (PTI), com atuação em Sistemas de Monitoramento e Alertas de Barragens, Edivaldo José da Silva Junior.
O tema hidrogênio verde e hidrelétrica será abordado pelo especialista no setor elétrico e vice-presidente da Abrapch, Ademar Cury da Silva; o fundador e presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), Sergio Augusto Costa; o gerente de E-Combustíveis da Eletrobrás, Victor Hugo Ricco e o coordenador de Inovação e Engajamento no Mercado na ANEEL, Márcio Venício Pilar Alcântara.
Já os serviços, novidades e tecnologias do setor serão debatidos pelo CEO e co-founder da Eletrify, startup voltada para soluções inovadoras e disruptivas para o setor hidrelétrico, Marcelo Rodrigues; o diretor técnico na Vetorlog, Daniel Taketa dos Santos Lima; o conselheiro da ABRAPCH e dos Fundos Solar I e II, Julio Fantin Ribeiro e o gerente de automação e serviços na Hydac Tecnologia, que atua no fornecimento de tecnologia ao setor Hidroelétrico , Marcel Aguiar Magre.
Data: 09 e 10 de novembro
Local : Parque Tecnológico da Itaipu Binacional (PTI)
Horário : Credenciamento acontece às 07 horas no Viale Cataratas Hotel
saída de ônibus para Itaipu às 08 horas da manhã.
10/11 - Visita técnica à usina
Visita técnica a Itaipu disponibilizando ônibus para locomover os participantes do II ABRA-Tec do Viale Cataratas Hotel até o local do evento, isso acontece porque nenhum outro veículo, se não os da Itaipu, podem entrar na área da Itaipu e muito menos sem identificação.
Ceres Battistelli <ceres@comunicore.com.br>