Solenidade de abertura do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

O qual é um evento que reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores


Na noite deste domingo, 19 de novembro, em Aracaju (SE), aconteceu a solenidade de abertura do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), o qual é um evento que reúne autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, gestores da água, profissionais liberais, empresários, fornecedores e representantes de equipamentos. Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) até 24 de novembro, com patrocínio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e correalização do Governo de Sergipe, o evento ocorre no Centro de Convenções AM Malls com o tema central Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação. 

A sessão de abertura do Simpósio contou com as participações do diretor-presidente interino da ANA, Filipe Sampaio; do secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, representando o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; da secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe, Deborah Dias; do presidente da ABRHidro, Cristóvão Scapulatempo; do presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), Lupercio Ziroldo; da diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Alice de Castilho; entre outras autoridades. 

Em seu discurso, o diretor-presidente interino da Agência abordou as linhas de atuação prioritárias para a instituição. “A ANA tem essa missão nobre de garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável do Brasil e contribuir para a universalização do saneamento básico”, destacou. Filipe Sampaio também convidou o público do 25º SBRH a participar o 1º Fórum Latino-Americano da Água, que acontecerá no mesmo local em Aracaju de 21 a 22 de novembro. “[O Fórum] É uma iniciativa que visa a destacar a América Latina no que diz respeito à gestão e à regulação de recursos hídricos e saneamento básico. Participem”, disse. 

Já o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, falou sobre o trabalho do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no sentido de viabilizar a segurança hídrica, disponibilizando água em quantidade e qualidade adequadas sobretudo para as populações mais necessitadas. “Os problemas hídricos que a gente vem enfrentando, se a gente for fazer uma análise criteriosa, a gente vê que quem tem mais sofrido com isso são as populações mais vulneráveis”, afirmou Vieira.

O governador sergipano ressaltou o papel fundamental que a água exerce para que haja vida e um futuro para a humanidade. “Cuidar da água é cuidar da vida. E esse é o compromisso do nosso estado. [...] A agenda mundial é do meio ambiente, mas essa precisa ser uma agenda da nossa sociedade, essa precisa ser uma agenda do nosso povo. Porque, quando a gente preserva água, a gente preserva a vida e a gente garante não apenas a nossa vida, mas as dos nossos filhos e netos, das próximas gerações, também serão preservadas”, refletiu o governador Fábio Mitidieri.

Em sua fala, o presidente da ABRHidro destacou o papel da ANA para a gestão das águas do Brasil desde sua criação em 2000. “Eu gostaria de destacar a relevância da Agência Nacional de Águas [e Saneamento Básico] para a Política Nacional de Recursos Hídricos e o nosso Sistema [Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos]. É um consenso nessa comunidade que a Agência representa a seriedade; a competência; o compromisso com a técnica, com a ciência e com a interação de todos os problemas relacionados com a água”, reconheceu Cristóvão Scapulatempo.

A ANA participa do 25º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 1º Fórum Latino-Americano da Água com uma equipe de cerca de 50 servidores, que participarão dos debates e apresentarão trabalhos científicos relacionados às águas do País. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico também tem um estande na EXPOHIDRO 2023, a feira que acontece durante o Simpósio.

1º Fórum Latino-Americano da Água

1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA) acontecerá de 21 a 22 de novembro, em Aracaju, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração de processos decisórios e de governança sobre água e saneamento básico pelos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional. Além disso, o evento visa a estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina.

Com o tema Integração para o Desenvolvimento, o Fórum é uma iniciativa conjunta da Rede Brasil de Organismos de Bacia com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), ABRHidro, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A ANA apoia esse evento internacional desde sua concepção.

A expectativa do 1º FLAA é agregar uma ampla gama de instituições do setor de recursos hídricos dos 35 países da América Latina, incluindo gestores, técnicos, usuários, acadêmicos, indígenas, mulheres, jovens, empresários, legisladores, tomadores de decisão, comunicadores e, especialmente, representantes da sociedade civil. Estruturado a partir do tema central Integração para o Desenvolvimento, o Fórum se divide nas seguintes temáticas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Financiamento, Água e Inovação, Água e Cooperação, além de Água e Participação.

O Processo Temático do 1º FLAA é orientado pelos assuntos que vêm sendo discutidos nos principais eventos internacionais sobre água e saneamento básico, como a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Água, realizada em março deste ano em Nova Iorque, Estados Unidos; o 10º Fórum Mundial da Água, programado março de 2024 em Bali, Indonésia; a Semana Mundial da Água de Estocolmo de 2023; a Semana Internacional da Água da Coreia do Sul e outros); e eventos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O 1º FLAA também se pauta pelos interesses regionais dos países da América Latina. Além disso, a programação temática deverá ser ancorada nas questões relacionadas à integração e ao compartilhamento de soluções e boas práticas de gestão no continente, promovendo a cooperação e a parceria entre países e instituições da região. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103

Publicidade